Publicado 7 de maio de 2019 15:54. última modificação 7 de maio de 2019 15:54.

OUVIR
Destaques, Notícias

Educação pede socorro!

Estamos vivendo momentos cruciais ao nosso desenvolvimento, com retirada de direitos sociais e o país que a cada dia publica um decreto contra sua própria nação, uma politica neoliberal que eleva a todo momento o custo de vida dos brasileiros e brasileiras que tem somente a única arma que pode usar contra a opressão; a EDUCAÇÃO, sim, quem nasce pobre sempre escuta dos seus pais ou familiares, temos dois caminhos : Estudar e ter um futuro com dignidade ou trabalhar o resto da vida para se sustentar com o mínimo e uma terceira opção que é a vida fácil ; Drogas e Rock Roll.

Os investimentos na educação é o mesmo para todos os estados , sendo que a União o percentual mínimo é de 18% até 2017. Não podemos esquecer que a Emenda Constitucional 95, que congelou o teto de gasto e passa a vigorar a partir de 2018 ; onde a União investirá o mesmo valor de 2017 mais o acréscimo da inflação do ano anterior. Significando que o investimento da educação já não irá acompanhar o crescimento do Produto Interno Bruto – PIB. O corte de 30 % na Educação nos coloca novamente ao país sem perspectiva de futuro e desenvolvimento social.

As Universidades Públicas são espaços de pesquisas e desenvolvimento de novas metodologias que servem de modelo para outros países , um grande exemplo que temos é o Instituto Insikiram , vinculado a UFRR , que é um espaço de formação superior indígena diferenciado do
Estado de Roraima. Desvalorizar a Educação Pública é colocar como mercadoria valiosa a
serviço de grandes empresas privadas, que terão seus lucros elevados por aqueles que buscam uma
formação superior.

Na contramão da história a Lei 3775/2008 cria 38 Institutos Federais de Educação , ciência e tecnologia no país, momento importante e fundamental para o desenvolvimento, onde vários estudantes tem acesso a uma escola técnica, com possibilidade de ingresso imediato no mercado de trabalho. Como ficarão estes jovens que podem ter seu futuro comprometido ?

A Educação é o único caminho que constrói todas as profissões. Não destruam o sonho de milhares de brasileiros, os quais tem esse único caminho para fugir da sua realidade local, os livros levam a lugares nunca antes imaginados , a pesquisa nós leva a novo conhecimento que podem e devem ser usados em suas comunidades e nos projeta ao mundo.

“Não é hora de ter medo. É hora de ter coragem !”
Eduardo Campos

Eliane Oliveira
Membro da NSB – Roraima
Membro do Diretório Nacional – PSB

Compartilhe
compartilhamentos: