Publicado 22 de novembro de 2018 17:02. última modificação 22 de novembro de 2018 17:02.

OUVIR
Notícias

Consciência negra: Bate-papo online reuniu especialistas na FJM

Consciência negra: Bate-papo online reuniu especialistas na FJM

A Fundação João Mangabeira (FJM) realizou na última quarta-feira, 21, um bate-papo on-line sobre o genocídio da população negra no Brasil e as alternativas oferecidas pelo programa Pacto pela Vida, lançado pelo então governador de Pernambuco, Eduardo Campos. O evento foi aberto pela gerente executiva da FJM, Márcia Rollemberg. Estiveram presentes especialistas de diversas áreas de conhecimento. O debate que durou quase duas horas foi transmitido pela página da FJM na internet e contou com a participação de internautas.

A Secretária Nacional da Negritude Socialista Valneide Nascimento falou sobre a situação atual apresentada pelo Mapa da Violência no Brasil, “ segundo o último mapa da violência, as maiores vítimas de homicídio no país são jovens, negros ou pardos, do sexo masculino. Fica claro que o que acontece é um genocídio da juventude negra”, afirmou a liderança socialista.

Participaram como palestrantes o sociólogo Odmar Nascimento, a cientista política Dalila Torres, o subsecretário de promoção da igualdade racial do DF, Victor Nunes, o advogado Ruy dos Santos Siqueira, o militar da reserva e advogado Altair Madruga. Estiveram presentes ainda a deputada estadual Cristina Almedia(PSB/AP) e o gerente de Igualdade Racial de Paulista /PE , José Antônio Rufino.

A abertura do bate-papo foi feita pelos jovens do grupo de hip hop Black in Action, de Taguatinga. O secretário do grupo, Bernardo Barros, agradeceu à gerente executiva da Fundação, Márcia Rollemberg, pela oportunidade e defendeu mais igualdade racial no País.

Após as palestras houve abertura para questionamento do público presente e dos internautas, que puderam enviar suas perguntas pelo chat da página da FJM e pelo Facebook.

 

Compartilhe
compartilhamentos: