Publicado 7 de maio de 2016 13:41. última modificação 7 de maio de 2016 13:41.

OUVIR
Notícias, psb agenda 40

Cidades Inclusivas: Especialistas apresentam dados sobre comportamento do eleitor

unnamedO presidente do Instituto Data Popular, Renato Meirelles, e o cientista político Alberto Almeida, do Instituto Análise, apresentaram neste sábado (7), durante o seminário Cidades Inclusivas, pesquisas que mostram o comportamento e o que pensa o eleitor brasileiro. A pré-candidatos a prefeito do PSB, Meirelles ressaltou a desconfiança do cidadão com os políticos, enquanto Almeida demonstrou dados que influenciam no resultado eleitoral.

 

Mediado pelo presidente da Fundação João Mangabeira (FJM), Renato Casagrande, o debate dos especialistas contou com a presença do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira. O evento, que reúne mais de 850 pré-candidatos de todo o país, encerra neste sábado.

 

Com apresentação de inúmeras pesquisas realizadas no Brasil, Renato Meirelles afirmou que a grande maioria da população, atualmente, relaciona a política com malfeitos e que os eleitores têm relacionado a crise econômica com a corrupção. O especialista destacou o vácuo de lideranças no Brasil – 89% dos brasileiros não sabem dizer um nome capaz de tirar o país da crise.

 

“Isso força que o debate com a sociedade seja menos um debate contra os adversários e mais um debate sobre o que está a favor da sociedade. Mais de futuro e menos de passado”, afirmou.

 

Alberto Almeida mostrou dados que relacionam prefeitos bem avaliados com a taxa de reeleição. Na avaliação dele, a chance de perder a eleição cresce quando a aprovação fica abaixo de 45%. Os políticos com mais de 40% de conhecimento tendem a vencer o pleito.

 

“O eleitor não é bobo. Ele quer alguém que resolva problemas reais e concretos. Não coisas etéreas, coisas que não tem relevância. As eleições são como entrevista de emprego”, afirmou.

Compartilhe
compartilhamentos: