Publicado 26 de junho de 2019 15:29. última modificação 26 de junho de 2019 15:29.

OUVIR
Notícias

50 anos depois: FJM e segmento LGBT realizam evento em alusão a Stonewall

O Segmento LGBT Socialista Nacional do PSB e a Fundação João Mangabeira(FJM) realizam na próxima sexta-feira, 28, às 19h, em Brasília, o Bate-Papo: “Dia Internacional do Orgulho LGBT: 1969 a 2019 – o que avançou na luta pela resistência em 50 anos?” Na oportunidade ainda haverá o Lançamento da Cartilha para Gestoras/es e Legisladoras/es, cuja edição também contou com apoio da FJM.

Estarão presentes, a Secretária Nacional da Secretaria Nacional LGBT do Partido Socialista Brasileiro(PSB), Tathiane Araújo e o vice-presidente da FJM, Alexandre Navarro. O evento contará ainda com apresentações do ex-gestor da política LGBT do Governo do Distrito Federal e fundador do segmento LGBT do PSB-DF, professor Flavio Brebis; da Coordenadora Executiva da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual (Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social – SDHDS – Prefeitura Municipal de Fortaleza) , Dediane Souza; e da ativista, presidenta da Igualdade RS – Associação de Travestis e Transexuais do Rio Grande do Sul e Vice Presidenta da Rede Trans Brasil, Marcelly Malta.

Stonewall

No dia 28 de junho de 1969, em Nova York, Estados Unidos, no Bar Stonewall Inn, um grupo de travestis, lésbicas e gays reagiu de forma incisiva às ações truculentas da polícia, negando-se a deixar o local. O protesto durou vários dias e, a partir de então, as comunidades LGBT de todas as partes do planeta passaram a se organizar como um movimento, para reivindicar direitos. A data representa simbolicamente no mundo pós-moderno as lutas cotidianas de pessoas LGBT pelo direito de ser e de existir, com orgulho e dignidade.
Em 2019, ao completar 50 anos de lutas, entre avanços e retrocessos, a população LGBT tem resistido contra regimes antidemocráticos e posturas conservadoras heterocisnormativas.

Cartilha LGBT

Com apoio da FJM, o segmento LGBT Socialista lança no Distrito Federal, a Cartilha para Orientar Gestoras/es e Legisladoras/es , que servirá para o norteamento na construção da política do PSB, e da sociedade em geral, para a População LGBT. A cartilha já foi lançada pelo segmento LGBT Socialista em Pernambuco, no Pará e em São Paulo.

Data: 28/06/2019 (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Fundação João Mangabeira – SHIS QI 5, Conjunto 2, Casa 2, Lago Sul, Brasília-DF.
Organização: Secretaria Nacional LGBT/PSB

Compartilhe
compartilhamentos: