Publicado 19 de junho de 2022 08:01. última modificação 19 de junho de 2022 08:11.

OUVIR
Notícias

Monólogo de “Romeu e Julieta” com Aramis Trindade e Roda de Conversa “Ariano Hoje” foram os destaques do penúltimo dia do evento em Paraty

Peça teve repeteco para o público que não conseguiu lugar na primeira sessão 

Os eventos do terceiro dia de evento começaram cedo, às 10h30 da manhã, com a encenação do Cordel Romeu e Julieta pelo ator Aramis Trindade, na Casa da Cultura. No primeiro ato, Aramis faz a leitura do cordel escrito por Suassuna e, no segundo, dá vida ao escritor, comentando a história e contando “causos” de Ariano, o que arranca risos e causa muita nostalgia e saudade aos presentes. Aplaudido e ovacionado de pé, o ator teve que repetir o espetáculo na parte da tarde, dada a quantidade de pessoas que não conseguiram lugares na primeira sessão. Um grande sucesso. 

As rodadas interativas de esquetes curtas também aconteceram durante o transcorrer do dia na tenda de fitas na Praça, em diversos horários diferentes. Ainda teve reapresentação do Filme “O Auto da Compadecida” com uma sessão às 16h horas. 

No mesmo horário começava a Roda de Conversa Ariano Hoje, no teatro da Casa de Cultura, participantes que queriam discutir sobre Ariano, sua obra, seu legado e quais seriam suas atitudes perante a situação atual do país atualmente se reuniram em uma grande roda e, coordenados pela diretora da Fundação João Mangabeira Márcia Rollemberg, escolheram palavras que descrevessem Suassuna, e em seguida manifestaram suas percepções, lembranças, histórias emocionantes e, principalmente, onde o escritor e sua obra tocava mais fundo em seu coração. 

Destaque para Manuel Dantas Suassuna, que ao se manifestar sobre a atual situação política brasileira, relatou que diria ao pai “Pegue seu punhal e seu gadil e vá defender o Brasil que ele está precisando de sua ajuda”. Dantas escolheu a palavra ancestralidade para descrever o pai. 

Os relatos continuaram acontecendo de todos presentes que quisessem se manifestar, gerando uma nuvem de palavras rica e cheia de signficados pessoais de Ariano para cada um. Confira:

A noite, o show da banda de coco Nega Pisô tomou conta da praça, com muita música, alegria e descontração para todos, moradores e turistas, que lotaram a tenda de fitas.

Compartilhe
compartilhamentos: