Publicado 1 de março de 2021 09:10. última modificação 1 de março de 2021 09:10.

OUVIR
Notícias

Militância digital passa a ser prioridade para FJM e PSB

Na tarde deste sábado (27), o Partido Socialista Brasileiro (PSB) e a Fundação João Mangabeira (FJM), deram início a uma série de cursos de marketing digital. O objetivo é capacitar os socialistas a divulgarem as teses e ideias do partido, defendidas na Autorreforma do PSB, pelas redes sociais.
Mais de 400 pessoas acompanharam a transmissão. A abertura contou com a participação do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, e do diretor-presidente da FJM e ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho.
Siqueira reforçou o convite para o lançamento do Livro 4 da Autorreforma do PSB. A obra reúne as teses de cada um dos eixos temáticos das propostas de reformulação para o programa do partido, “estou aqui como militante do Partido Socialista Brasileiro. Eu quero aprender com cada um de vocês e com a sociedade brasileira a melhorar a minha forma de comunicar digitalmente. Vamos fazer isso para divulgar as melhores ideias da nossa Autorreforma do PSB” afirmou Siqueira, para quem o treinamento virtual é uma oportunidade para aprimorar a comunicação digital do partido.  .”
O presidente da FJM, Ricardo Coutinho, destacou o enfraquecimento da esquerda e o fortalecimento que a extrema direita vem alcançando no Brasil a partir do predomínio deste último segmento nas mídias sociais, “a extrema direita controlou quase que totalmente no início as mídias sociais”. Ele lembrou as manifestações de 2013, o negacionismo e o comportamento destrutivo de grupos organizados nas redes sociais e destacou a importância de um projeto de ocupação das mídias sociais para divulgar a Autorreforma, mas que vá além e permita a existência de uma militância digital de esquerda que permita a volta da soberania, cidadania e da democracia ao Brasil.

O coordenador do site Socialismo Criativo, Domingos Leonelli, participou do curso. Ele ressaltou a valorização da militância socialista no ambiente digital. O treinamento foi conduzido  pelo especialista em mobilização política, coordenador do projeto de agitadores digitais do PSB e militante socialista, Fabrício Moser. Ele avaliou que o evento mostrou o tamanho e a potência da militância do PSB.

Autorreforma do PSB
O conjunto de propostas da Autorreforma será submetido ao congresso nacional do partido, marcado para ocorrer em novembro. Durante esse encontro, os filiados ao PSB vão analisar, debater e decidir sobre um novo manifesto e o programa partidário reformulado.
As reflexões e as propostas do PSB Nacional para os desafios da era da informação constituem os textos da Autorreforma do PSB.  As ideias de mudanças para o programa partidário e no manifesto do PSB estão organizadas em quatro livros.
O caderno 1 reúne o material teórico que informou as discussões iniciadas em novembro de 2019, durante a Conferência Nacional da Autorreforma, no Rio de Janeiro. Mais de 300 socialistas debateram ideias para a mudança.

O caderno 2 reproduz as primeiras teses e agrega as contribuições da militância coletas durante a Conferência Nacional.

O caderno 3 traz uma síntese dos cadernos anteriores e sistematiza a proposta de novo programa do PSB. A ideia da publicação é facilitar o debate dentro e fora do partido sobre as teses da Autorreforma.

O caderno 4 apresenta o conteúdo do livro 3 acrescido de outras ideias, todas em forma de propostas de teses numeradas para facilitar a discussão dentro e fora do PSB.

A ideia central da Autorreforma é a criatividade como resposta aos desafios do século 21. As teses inovadoras e vivificadoras da política trazem ideias como revolução criativa na educação, a economia criativa como estratégia de desenvolvimento, Cidades Criativas e Amazônia 4.0.

Fonte: Iara Vidal/Portal Socialismo Criativo com alterações da editoria da FJMLuciana CapiberibeFundação João Mangabeira

Compartilhe
compartilhamentos: