Pesquisa
sábado 25 março 2017
  • :
  • :

Miguel Arraes 100 anos

A Fundação João Mangabeira, o Partido Socialista Brasileiro e o Instituto Miguel Arraes apresentam o centenário de Miguel Arraes. (1916 – 2016)

Em 15 de dezembro de 1916 nascia em Araripe, no Ceará, aquele que seria um dos maiores políticos brasileiros do século XX. De família humilde, conhecido como “Pai Arraia” e identificado com as causas populares do sertão nordestino, Miguel Arraes de Alencar foi um dos maiores expoentes da esquerda brasileira.

Deputado estadual, federal e governador de Pernambuco por três vezes, teve o primeiro mandato interrompido pela ditadura. Foi preso, levado para Fernando de Noronha e deposto pelos militares, indo se exilar na Argélia em 1965. Beneficiado pela lei da anistia, retornou ao Brasil em 1979. Filiou-se ao Partido Socialista Brasileiro em 1990, partido que presidiu até sua morte.

Morreu em agosto de 2005, aos 88 anos de idade.
Para comemorar a data  do centenário de Miguel Arraes- vários eventos, homenagens e publicações serão realizadas ao longo do ano. Uma delas é este espaço, no site da Fundação João Mangabeira.

Conheça a vida de Arraes desde o nascimento até a morte, clique sobre a imagem e visite a nossa  linha do tempo. 

Escola Vila Isabel homenageia Miguel Arraes

Material Gráfico e de Divulgação

Exposição Virtual de 100 anos de Arraes

Instituto

No ambiente de comoção geral e profundo sentimento de perda que se seguiu à morte de Miguel Arraes, surge entre familiares, colaboradores, correligionários e inúmeros admiradores a ideia de fundar um instituto dedicado a preservar a memória de sua obra de homem público e a penetrante lucidez de seu pensamento político e social.

Acessibilidade