Publicado 4 de julho de 2016 10:35. última modificação 4 de julho de 2016 10:35.

OUVIR
Notícias, psb agenda 40

Microcrédito é tema de Bate-papo Online na FJM

ddd

Na próxima terça-feira,  dia 05, a sede nacional da Fundação João Mangabeira, em Brasília, será palco de uma nova edição do Bate-papo Online, cujo tema é microcrédito. Farão parte da roda de bate-papo: o economista Sávio Peres, que foi um dos fundadores do Banco do Povo do Amapá, política pública socialista naquele estado;  o pesquisador do IPEA Luiz Fernando Lara Resende; representantes do Governo de Brasília; e o sociólogo Odmar Péricles do Nascimento, que foi diretor de economia da ADERES (Agência de Desenvolvimento das micro e pequenas empresas e do empreendedorismo) do Espírito Santo. “Nosso objetivo é debater a política do microcrédito, sua importância e incentivar a disseminação dessa prática nas gestões socialistas”, afirma Renato Casagrande, Presidente da FJM.

O Microcrédito tem sido usado nas gestões socialistas como um instrumento de trabalho e renda e de inclusão produtiva. A experiência do Amapá teve início na gestão do então governador João Capiberibe(PSB-AP), em 2000, passou por dificuldades com a mudança de governo entre 2003 e 2010, tendo sido recuperada entre os anos 2011 e 2014 na gestão de Camilo Capiberibe(PSB-AP). O valor médio do crédito oferecido pela AFAP foi de R$ 1.800, ao longo dos quatro anos da gestão Camilo foram cerca de R$ 43 milhões investidos e aproximadamente 5 mil beneficiados.

No Espírito Santo Odmar Péricles conta que em 2011, no início do governo haviam apenas 3 bancos comunitários e a gestão do então governador Renato Casagrande desenvolveu uma política própria vinculada a algumas atividades econômicas, aquelas ligadas às atividades ecológicas foram as mais beneficiadas. Agências públicas de serviços como a de água, por exemplo, passaram a conveniar com bancos comunitários. O papel do Estado era de incentivador dos bancos comunitários, que passaram a ser 15 no final da gestão.

O Bate papo Online é uma roda de debates, que reúne lideranças políticas e da sociedade civil, gestores públicos e especialistas nas áreas específicas abordadas em cada edição.   A Fundação João Mangabeira – FJM, em parceria com  o Movimento Popular Socialista – MPS, promovem nesta edição debate sobre Políticas de superação da pobreza, experiência sobre a política do microcrédito.

Serviço

Data: 05/7/2016

Hora:19h00

Local: Fundação João Mangabeira

SHIS QI 5 – Conjunto 2 – Casa 2 – Lago Sul Brasília

Transmissão ao vivo pela internet – www.fjmangabeira.org.br

 

Compartilhe
compartilhamentos: