Publicado 24 de setembro de 2020 17:46. última modificação 24 de setembro de 2020 17:46.

OUVIR
Notícias

Guia “Inclusão, Acessibilidade e Participação Pessoas Com Deficiência – Eleições Municipais 2020” é lançado em live

Para a realização do lançamento do guia “Inclusão, Acessibilidade e Participação Pessoas Com Deficiência – Eleições Municipais 2020”, a Fundação João Mangabeira reuniu, no último dia 23 de setembro, personalidades que trabalharam no material, que têm afinidade com o tema e também representantes dos segmentos organizados do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Como lançamento do guia e como apresentação da recém criada Secretaria de Inclusão do PSB, a live “Pelo Direito de Ser Diferente” foi mediada por Luciana Trindade, Secretária Nacional do Segmento Inclusão do PSB, por Márcia Rollemberg, Gerente Executiva da FJM.

“Há décadas empunhamos a bandeira e trabalhamos pelos direitos das pessoas com deficiência: mais acessibilidade, visibilidade, e lutas para que possamos avançar em uma sociedade inclusiva”, afirmou Márcia Rollemberg no início da live. “É um momento muito simbólico o lançamento desse guia e comemoramos uma nova jornada ao PSB Inclusão, que hoje finca uma bandeira muito rica nesse processo ao materializar a história do segmento no partido e os marcos históricos dessa luta”, continuou Márcia.

Em seguida, a Secretária Nacional do Segmento Inclusão do PSB, Luciana Trindade, falou sobre a emoção de ver esse projeto concretizado – não só do guia como também do PSB Inclusão. “A ideia do PSB Inclusão surgiu em 2017 para fazer a integração da pessoa com deficiência dentro do movimento popular socialista. O movimento cresceu e em 2019 fomos convidados a nos converter em uma organização provisória para que possamos nos tornar uma secretaria em 2021, conforme as regras do estatuto do partido”, explicou Luciana. “Hoje, o guia que lançamos é parte de todo esse trabalho, que tem o apoio de todos os segmentos e também da Fundação João Mangabeira”, comemorou Luciana.

O vice-presidente da FJM, Alexandre Navarro parabenizou Luciana Trindade, o presidente do PSB, Carlos Siqueira, e o partido como um todo. “São 45,6 milhões de pessoas que têm algum tipo de deficiência e dificuldades pelas estruturas que as cidades as impõe, e o PSB está de parabéns por apoiar e visibilizar esse segmento que tanto representa a sociedade”.

Camilo Capiberibe, Deputado Federal pelo PSB do Amapá, destacou a importância desse espaço nas instâncias de definição partidária para as pessoas com deficiência. “O momento da entrega desse guia é especialmente importante por ser na época das eleições municipais. Os prefeitos são os que tratam e cuidam de maneira muito mais direta da acessibilidade, e eles têm muito mais possibilidade de cuidar desse assunto”, explicou Capiberibe.

Márcio França, ex-governador de São Paulo e pré-candidato à prefeitura de São Paulo, lembrou que colocou bastante peso no assunto quando foi prefeito de São Vicente (SP). “É muito importante dar garantias de educação à criança com deficiência”, ressaltou. “Quanto à importância de um partido político ter muitas representações,  é sabido que ao incluirmos movimentos sociais e mais segmentos à nossa sigla, podemos dar cada vez mais atenção e representatividade a todas as pessoas”, completou França.

A representante da Negritude Socialista Brasileira, Valneide Nascimento, por sua vez, fundamentou a relevância dos segmentos dentro do Partido Socialista Brasileiro. “Não queremos apenas encher o partido de segmentos, queremos pessoas que venham fazer a diferença e mostrar que o PSB é de todo mundo. Vamos eleger nossos prefeitos esse ano e lutar para ter um presidente Socialista”, almejou Valneide.

Acilino Ribeiro, Secretário nacional do Movimento Popular Socialista do PSB, lembrou que cada representante dos segmentos tem um papel importante no fortalecimento e no crescimento do partido. “E eu espero que o núcleo de base da pessoa com deficiência seja uma referência para os demais segmentos do PSB”.

O professor Valmir de Souza, Fundador do Instituto Biomob Observatório da Diversidade e Inclusão manifestou sua alegria em participar de um projeto tão grandioso como esse. “É muito importante esse processo de empoderamento. Construir esse material e participar desse movimento nos deixa muito felizes, porque exatamente o que falta na política nacional é a capacitação dos nossos representantes”, explicou o professor.

“Precisamos ter políticos, como o Valmir falou, qualificados, para que possam ter uma atuação mais incisiva tanto na fiscalização das políticas que já existem quanto na criação de novas políticas públicas para a pessoa com deficiência. Para a mulher, pro negro, pro idoso e para qualquer um dos grupos sociais que nós temos hoje no Brasil”, enfatizou Caio Silva de Sousa, que é Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Com Deficiência da OAB-RJ. “Antes de qualquer qualidade, antes de qualquer característica, são cidadãos que devem ter seus direitos respeitados”, completou Sousa.

Márcia Rollemberg lembrou que o guia é muito interessante porque traz a palavra dos dirigentes e um pouco também da história do PSB inclusão. “Antes de entrar na parte mais técnica, o guia traz ainda as perspectivas da secretaria nacional e as orientações sobre como os municípios e os estados poderão se organizar para respeitar os direitos da pessoa com deficiência”, concluiu Márcia

Compartilhe
compartilhamentos: