Publicado 12 de julho de 2022 15:46. última modificação 12 de julho de 2022 15:59.

OUVIR
Notícias

Fundação João Mangabeira recebe Encontro de Dirigentes da Agenda 227

O vice-presidente da Fundação João Mangabeira (FJM), Alexandre Navarro, recebeu os dirigentes das instituições que compõem a Agenda 227, que atua na promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes em aspectos humanos, econômicos, sociais, culturais e ambientais, na última quarta-feira (6), em Brasília.

No encontro, promovido na sede da FJM, a instituição apresentou 148 propostas-síntese que compõem um “Plano País para a Infância e Adolescência” para serem incorporadas pelas candidaturas à Presidência da República e implementadas no próximo governo eleito.

Navarro é um dos representantes do Partido Socialista Brasileiro (PSB) que participam da discussão das diretrizes do Programa de Governo do pré-candidato à presidência da República, Lula (PT) e do vice na chapa, Geraldo Alckmin (PSB).

As propostas abordam temáticas como acesso à educação, saúde, nutrição, combate à violência a crianças e adolescentes, soluções para orfandade decorrente da crise sanitária, igualdade racial, equidade de gênero, inclusão de pessoas com deficiências, redução da pobreza e combate às mudanças climáticas.

Em relação à questão educacional, Navarro recordou que “mais da metade das crianças brasileira não são alfabetizadas na idade certa e com a pandemia este quadro acentuou-se fortemente, principalmente nas crianças em situação de maior vulnerabilidade”. Ainda sobre o assunto, o vice-presidente da FJM lembrou que no Brasil apenas 29% das crianças mais pobres estão em creches, contra 51% das crianças mais ricas e que 50% das creches e 30% das pré-escolas não qualidade adequada e suficiente.

“De cada 100 jovens de 19 anos no Brasil, 35 não concluíram o ensino médio e destes, apenas 15 estão na escola e que ao final do 3º ano do ensino fundamental, prestes a completar 9 anos de idade, apenas 45% das crianças estão alfabetizadas em leitura, tendo, no ensino fundamental, os alunos mais ricos, 5 vezes mais capacidade de desenvolvimento da leitura e da matemática do que os mais pobres. Como conclui o leão de Nietzsche, Basta!”, conclui Navarro.

Estiveram presentes: Miriam Praguita, da ANDI Comunicação e Direitos; Ana Potyara (ANDI Comunicação e Direitos); Letícia Leobet (Géledes – Instituto da Mulher Negra); Lucas José Ramos Lopes (Coalizão Brasileira pelo fim da Violência contra Criança e Adolescentes); Thaisi Bauer (Coalizão pela Socioeducação); Tayanne Galeno (Instituto Alana); Isadora Gomes (Pulso Público), e Maria Vitória Rocha (Pulso Público).

Compartilhe
compartilhamentos: