Publicado 27 de junho de 2020 16:57. última modificação 29 de junho de 2020 09:44.

OUVIR
Notícias

Fundação João Mangabeira premia 40 políticas públicas de destaque de gestões municipais socialistas

Realizada entre as 390 prefeituras brasileiras administradas pelo Partido Socialista Brasileiro – PSB, a pesquisa ‘É Socialista’, da Fundação João Mangabeira (FJM), resultou no Livro ‘É PSB 40 – Políticas Públicas Municipais’. A obra foi lançada na última sexta-feira, 26/6, e, durante a cerimônia, prefeitas e prefeitos de 29 cidades escolhidas receberam o Troféu e o certificado ‘É Socialista’.

A pesquisa colocou especialistas para estudar as gestões das 390 prefeituras administradas pelo PSB, e avaliou indicadores como educação, saneamento, desenvolvimento econômico e social. Em uma segunda-fase, 200 municípios tiveram políticas públicas, prefeitos e prefeitas avaliados. A terceira fase da pesquisa registrou as 40  experiências mais exitosas, que foram registradas em 29 municípios de todo o Brasil. Entre elas Planejamento e Monitoramento; Políticas Públicas Integradas; Participação Democrática; Formação para a Cidadania Ativa; Racionalização de Recursos; Gestão Cooperada; Relação de Pertencimento; Compromisso com a População da Campo; Inovação; Comunicação e Atenção às Pessoas. O projeto visa promover o reconhecimento de boas práticas nos governos municipais administrados por prefeitas e prefeitos do partido e divulgá-las como políticas públicas para membros do partido.

Ricardo Coutinho louvou as práticas socialistas escolhidas

Ricardo Coutinho, Presidente da Fundação João Mangabeira, disse que ao analisar as realizações do PSB, encontra-se muita coisa boa, muita coisa importante e muita inventividade. “Para governar, é necessário criar. Encontramos muitas realizações acertadas e precisávamos expor para a sociedade essas práticas de boa gestão socialista, do PSB. E era necessário também expor para dentro, para os nossos companheiros, inclusive àqueles que por ventura estejam ou pretendam disputar eleições. Por isso foi preciso criar esse selo, e nosso primeiro impulso na fundação foi justamente esse: catalogar experiências municipais que sejam experiências vitoriosas que tenham alterado positivamente indicadores sociais e econômicos, que tenham resolvido problemas crônicos em outras cidades. Temos certeza de que os gestores das cidades aqui representadas conseguiram isso”, avaliou Coutinho.

“Li as quarenta práticas escolhidas e fiquei muito feliz, porque percebe-se preocupações e ações positivas que tratam da água, da saúde, da educação e da segurança, que são nossas principais políticas públicas, são a base para a construção de uma nação”, continuou o Presidente da FJM. “Quero saudar os companheiros e parabenizar o presidente Carlos Siqueira, porque de certa forma é a direção do partido que faz com que a gente siga esse mesmo caminho: um socialismo humanista, criativo, um socialismo que se preocupa com o equilíbrio das finanças e se preocupa também com os outros equilíbrios, como o ambiental e educacional. É exatamente essa experiência que a Fundação João Mangabeira quer compartilhar e que mostra claramente a força criativa e de gestão do Partido Socialista Brasileiro”, pontuou. 

O presidente do PSB Carlos Siqueira lembrou dos 140 anos desde o nascimento de João Mangabeira

Em seguida, o Presidente Nacional do Partido Socialista Brasileiro, Carlos Siqueira, lembrou que a realização e a vanguarda de boas práticas são tradição no partido. “Considero essa reunião da maior importância, sobretudo porque os papéis da Fundação João Mangabeira são muito bem definidos, de formação política e de formulação de políticas públicas. E não há nada melhor para formular políticas públicas que partir de experiências concretas. Essas são experiências muito consistentes que nós estamos apresentando nessa noite por meio desse trabalho importantíssimo de iniciativa da FJM”, ressaltou o presidente, louvando o trabalho da Fundação de coletar, selecionar, publicar, divulgar e sobretudo premiar para incentivar outros administradores do partido de todas as regiões do país.

“Essa premiação coincide com uma data muito importante para nós socialistas do PSB, porque hoje seria aniversário do fundador do PSB, o senador João Mangabeira que nascia há exatos 140 anos. Ele é o patrono da Fundação, do nosso partido, e quero aproveitar aqui para socializar essa informação e sobretudo para homenagear essa grande figura que foi predecessor de ideias revolucionárias para o Brasil. Um dos poucos líderes de esquerda da época dele que não tinha a cabeça colonizada. Sempre buscou pensar o Brasil a partir da realidade brasileira, e é isso que continuamos no nosso partido”, completou Siqueira.

Prefeitos mostraram satisfação e estímulo com a premiação

A prefeita da cidade de Arcoverde, Maria Madalena Santos de Britto (PSB-PE), uma das homenageadas, explicou a ação de políticas públicas para os jovens arcoverdenses. “A Casa da Juventude oferece cursos profissionalizantes, oficinas, prática de esportes e acompanhamento com psicólogos entre outras atividades. É um orgulho para Arcoverde ver a capacidade transformadora da Casa da Juventude, e o exemplo que ela se tornou para a região e também nacionalmente”, comemorou a prefeita.

A prefeita premiada pelo ‘É socialista’, Márcia Lucena (PSB-PB), de Conde/PB, falou sobre as duas políticas de governo de destaque executadas pela sua gestão, O Escritório Público de Assistência Técnica e a Lei da Gestão Compartilhada. O primeiro assegura, para as famílias com renda de até três salários mínimos, o direito a serviços técnicos de arquitetura, urbanismo e engenharia; o segundo, garante a participação da população no acompanhamento dos gastos e de obras públicas por meio de aplicativos de celular. A prefeita agradeceu a iniciativa da Fundação que olhou para os projetos realizados no território municipal e ressaltou a importância da participação popular na gestão, “no governo de Ricardo Coutinho, nós como secretária de estado da educação vimos como é importante a participação popular”, afirmou Márcia Lucena.

Ao final do evento, o Presidente da Fundação João Mangabeira, Ricardo Coutinho lembrou que o livro, disponibilizado a todos no site da Fundação, conta com mais de 200 experiências positivas de gestão do PSB. “Foi extremamente positivo rever vários de nossos companheiros e homenageá-los. Com isso, o PSB, através da FJM, divulga seu projeto político, sua identidade e sua enorme capacidade administrativa”, concluiu.

O Projeto ‘É Socialista’ também apresentará uma série de encontros virtuais para a formação e elaboração de planos de governo para gestores municipais e para os candidatos a Prefeituras e Câmaras Municipais.

Conheça os prefeitos e as práticas premiadas na noite desta sexta-feira:

Prefeitos contemplados

UF CIDADE PREFEITO (A)  
PE AFOGADOS DA INGAZEIRA JOSÉ COIMBRA PATRIOTA FILHO Reuso da ÁguaGestão: Planejamento e Monitoramento
PE ARCOVERDE MARIA MADALENA SANTOS DE BRITTO Políticas Públicas para Juventude
PE BONITO GUSTAVO ADOLFO NEVES DE ALBUQUERQUE CÉSAR Lei Municipal de Direitos da NaturezaElevação dos Índices da Educação
PE LIMOEIRO JOAO LUIS FERREIRA FILHO Qualidade nas Contas Públicas com investimento em Educação
PE PAULISTA GILBERTO GONÇALVES FEITOSA JUNIOR Prefeitura Amiga das Mulheres
PE RECIFE GERALDO JÚLIO CompazMarco Legal da Primeira Infância Monitoramento da Gestão
PE SÃO BENTO DO UNA DEBORA LUZINETE DE ALMEIDA SEVERO         11. Estou Presente Professor(a)         12. Agricultura Familiar
  SÃO JOSÉ DO EGITO EVANDRO PERAZZO VALADARES          13. Educação: Identidade Cultural
PE SERTÂNIA ÂNGELO FERREIRA          14. Políticas de Inclusão com ênfase na Educação
PB BANANEIRAS DOUGLAS LUCENA MOURA DE MEDEIROS          15. Empreender Bananeiras
PB CONDE MARCIA DE FIGUEREDO LUCENA LIRA          16. EPA – Escritório Público de Assistência Técnica          17. Gestão Compartilhada
MG CARMO DO CAJURU EDSON DE SOUZA VILELA          18. Saúde: Prevenção e Atenção Básica
MG PEÇANHA EUSTÁQUIO DE CARVALHO BRAGA           19. Minas Café – Economia Rural
MG SÃO JOÃO NEPOMUCENO ERNANDES JOSÉ DA SILVA 20. Projeto Virando do Avesso (meio ambiente e geração de renda)
ES CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM VICTOR COELHO            21. Cidade Inteligente – A tecnologia a serviço do Povo
ES NOVA VENÉCIA MÁRIO SERGIO LUBIANA            22. Campo Vivo e Campo Vivo Turismo
SP CAMPINAS JONAS DONIZETTE FERREIRA            23. Campinas: Cidade Inteligente
SP GUARUJÁ VÁLTER SUMAN            24. Políticas Integradas
SP JAÚ RAFAEL LUNARDELLI AGOSTINI            25. Comunicação como política pública
SP MATÃO JOSÉ EDINARDO ESQUETINI            26. Matão Mais Verde
SP PEDREIRA HAMILTON BERNARDES JUNIOR 27. Melhor Educação: Formação de Professores
SP SÃO JOSÉ DO RIO PARDO ERNANI CHRISTOVAM VASCONCELOS           28. Política de Saneamento Básico
SP SÃO CARLOS AIRTON GARCIA           29. Plano Integrado de Segurança
SP SANTA CRUZ DO RIO PARDO OTACILIO PARRAS ASSIS           30. Saúde Preventiva: Médico da Família
RS CACHOERINHA MIKI BREIER           31. Cachoeirinha “Eu amo eu Cuido”           32. Racionalização de Custos
RS NOVA PRATA VOLNEI MINOZZO           33. Berçário Industrial
RS PASSO FUNDO LUCIANO AZEVEDO           34. Meu bebê, meu Tesouro           35. Pesquisa como base para tomada de decisões
RS TRÊS PALMEIRAS SILVÂNIO ANTÔNIO DIAS           36. Agronegócio Familiar           37. Morada Feliz           38. Juventude com Ideias
RS VENÂNCIO AIRES GIOVANE WICKERT           39. Fiscale           40. Fim das Filas no SUS
Compartilhe
compartilhamentos: