Publicado 19 de julho de 2021 21:04. última modificação 22 de julho de 2021 14:17.

OUVIR
Notícias

Fundação João Mangabeira firma parceria com Todos pela Educação

Ação tem como intuito convidar prefeitos e gestores municipais de todo o País para discutirem prioridades da Educação Básica em suas administrações

A Fundação João Mangabeira (FJM) fechou uma parceria com a organização ‘Todos pela Educação’, voltada a incentivar prefeitos e gestores municipais a priorizarem a Educação em suas gestões.

A apresentação do projeto será realizada no dia 22 de julho, às 18h, com transmissão pelo Facebook da FJM, com a presença do presidente da FJM, Márcio França; a presidente da ‘Todos Pela Educação’, Priscila Cruz; os deputados federais Marcelo Freixo (RJ), Aliel Machado (PR), Danilo Cabral (PE) e Alessandro Molon (RJ); os prefeitos do Recife (PE), João Campos; de Altamira (PA), Claudomiro Gomes; de Cachoeirinha (RS), Miki Breier; de Irecê (BA), Elmo Vaz; de Presidente Prudente (SP), Ed Thomaz, e a prefeita de Cáceres (MT), Antonia Eliene.

Segundo o vice-presidente da FJM, Alexandre Navarro, a ‘Todos pela Educação’ trabalha, desde sua fundação, em 2006, com objetivo de oferecer qualidade à Educação Básica no Brasil, por meio do oferecimento de uma escola pública de qualidade para todos.

Para o cumprimento de tal objetivo, elenca cinco metas, que assegurem: toda criança e jovem de 4 ao s 1 7 anos na escola; toda criança alfabetizada aos 8 anos de idade; todo aluno com aprendizado adequado ao seu respectivo ano; todo jovem com ensino médio concluído até os 17 anos; e investimento em Educação ampliado e bem gerido.

Já a FJM, por sua vez, tem como finalidades formular e avaliar políticas públicas, realizar ciclos de estudos, simpósios, conferências, cursos e seminários, elaborar e desenvolver programas e projetos de Educação, além de aperfeiçoar, atualizar e formar pessoas e representantes partidários.

“Nesta ambiência, formadora de princípios que norteiam a FJM, a Fundação está inaugurando, no segundo semestre deste ano, a Faculdade Miguel Arraes – FMA, instituição de ensino superior, de formação profissionalizante, extensão e pesquisa, que prima pela eliminação da desigualdade social e da pobreza, numa ambiência social diversa que forneça igualdade de oportunidades a todo ser humano, indistintamente, condição inalcançável sem formação educacional, técnica e acadêmica”, destaca Navarro.

O evento, além de celebrar a parceria, vai apresentar o programa ‘Compromisso com a Educação’, que proporcionará uma formação e capacitação para os gestores municipais por intermédio do ‘Curso Educação Já Municípios’, que implica no estabelecimento de pautas prioritárias para a Educação Básica do país, nível de formação cognitiva essencial a crianças e jovens, de responsabilidade dos municípios brasileiros.

Na grade, serão abordados assuntos como planos de reabertura das escolas a curto prazo, estruturação do sistema educacional e qualidade da educação, entre outros, objetivando auxiliar os gestores a ter um plano de trabalho em suas respectivas secretarias, além de oferecer a possibilidade da troca enriquecedora de experiências entre os participantes.

“Devido a esta coincidência de propósitos, a ‘Todos’ e a FJM, ainda nas eleições municipais de 2020, período sob forte impacto e efeitos devastadores causados pela pandemia da Covid-19, realizaram a primeira atividade conjunta, na qual candidatos do PSB ao pleito municipal firmaram Termo de Compromisso com o ‘Todos pela Educação’ que procurasse espelhar, durante seu mandato e plano de governo , as diretrizes e objetivos propostos pelo documento ‘Educação Já Municípios’”, esclarece o vice-presidente.

O curso Educação Já Municípios’, realizado pela ‘Todos pela Educação’, com apoio da Fundação Getúlio Vargas – FGV e da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, do Instituto de Estudos Avançados da USP (polo Ribeirão Preto), possui como objetivo central capacitar os gestores municipais no que tange ao estabelecimento de pautas prioritárias para a Educação Básica brasileira, no quadriênio 2021 a 2024.

A formação visa oferecer subsídios técnicos para a construção de um plano de reabertura das escolas no curto prazo, concomitante à estruturação de um sistema educacional de qualidade no município, através de uma visão sistêmica e de longo prazo. Além disso, apresentará insumos que auxiliarão os gestores a organizarem um plano de trabalho para as secretarias. Por fim, espera-se possibilitar um ambiente de troca de experiências entre gestores da educação básica de diferentes municípios brasileiros.

Para se inscrever basta acessar: https://compromisso-com-a-educacao.todospelaeducacao.org.br/?utm_source=whatsapp

Compartilhe
compartilhamentos: