Publicado 7 de outubro de 2019 18:01. última modificação 24 de fevereiro de 2020 21:41.

OUVIR
Notícias

Fundação João Mangabeira discute Meio Ambiente no Amapá

A terceira edição do PENSE BRASIL acontecerá em Macapá, no dia 19/10, com o tema Meio Ambiente: fronteiras e profundidades do Brasil Sustentável. Entre os palestrantes convidados estarão lideranças sociais, dirigentes políticos e especialistas reconhecidos, caso do Prêmio Nobel da Paz de 2007, Philip Fernaside, cientista em exercício no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

O evento apresentará cinco mesas temáticas de discussão sobre questões relacionadas com uma política nacional para desenvolver e preservar a Amazônia; florestania e desmatamento; alterações climáticas provocadas pela devastação; o papel do Congresso Nacional na agenda ambiental; e ainda sobre as consequências da atual política ambiental do governo Brasileiro para a economia do País.

Para o ex-governador da Paraíba, presidente da FJM, Ricardo Coutinho, “o debate sobre meio ambiente está no centro das discussões sobre política interna e externa no Brasil hoje. Precisamos jogar luzes sobre as consequências das medidas que o governo atual está tomando com relação ao desmatamento da Amazônia e ao Meio Ambiente, e no que isso vai impactar as gerações futuras e as atividades comerciais do Brasil. É indiscutível que o Mundo precisa de um novo modelo de produção e de uma cultura de consumo baseada na sustentabilidade, e o Brasil, detentor de uma extraordinária biodiversidade, não poderá estar fora desse impactante processo”.

Para os debates, o presidente da FJM convidou o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira; o ex-governador e ex-senador do Amapá, João Capiberibe; os deputados federais Alessandro Molon (PSB-RJ), Joênia Wapishana (REDE-RR) e Camilo Capiberibe (PSB-AP); Fabio Maia, diretor de organização da FJM; a ex-deputada Janete Capiberibe (PSB-AP); Carlos Eduardo Frickman Yang, coordenador do Grupo de Economia do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da UFRJ; Antonio Filocreão, ex-secretário do Meio Ambiente do Amapá, a antropóloga e pesquisadora Mary Alegretti e o ganhador do Prêmio Nobel da Paz, Philip Fernaside, Biólogo e cientista, em exercício no INPA.

Entenda o PENSE BRASIL

Trata-se de um Ciclo de conferências e palestras sobre temas de importância estratégica para o país realizado pela Fundação João Mangabeira (FJM), mantida pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). A partir das reflexões feitas, será possível organizar um conjunto de diretrizes fundamentais para o avanço das pautas progressistas e das políticas públicas. O primeiro evento do Pense Brasil aconteceu em São Paulo e discutiu temas centrais sobre Educação. A segunda edição debateu, em Brasília, Estado de Direito e Democracia.

Serviço:

19 de outubro

9hs às 18h30

Teatro Leonor Barreto Franco – Sesi

Av. Desidério Antonio Coelho, Entre Leopoldo Machado e Jovino Dinoá, bairro do Trem, Macapá, Amapá.

Compartilhe
compartilhamentos: