Publicado 22 de maio de 2017 13:15. última modificação 22 de maio de 2017 13:15.

OUVIR
Amapá - AP, Notícias, Todos Estados

FJM realiza eventos sobre Gestão Compartilhada na administração pública em Macapá

Os mandatos do senador João Capiberibe e da deputada federal Janete Capiberibe, com apoio da Fundação João Mangabeira (FJM) e Partido Socialista Brasileiro do Amapá, realizarão, no dia 26 de maio, o Seminário Gestão Compartilhada: Inovação, Tecnologia e Arte, nas Universidades Estadual do Amapá (Ueap) e Federal do Amapá (UNIFAP). O evento contará com a presença, além dos parlamentares socialistas, do presidente da Fundação João Mangabeira (FJM), Renato Casagrande, da professora da Universidade de Brasília (UnB) Márcia Marques e do ex-governador do Amapá, Camilo Capiberibe.

O seminário vai celebrar os oito anos da Lei da Transparência (131/2009), de autoria do senador João Capiberibe. A ideia é promover um amplo debate com a sociedade do Amapá sobre a Gestão Compartilhada, uma metodologia de controle social que permite à população acessar informações dos gastos públicos e trocar informações sobre isso através de grupos de WhatsApp e página no Facebook.

As primeiras experiências estão ocorrendo no acompanhamento das emendas dos dois parlamentares socialistas. Mas a ideia, no futuro, é tornar isso uma prática comum, em todos os setores do serviço público.

Em Macapá, os moradores acompanham a execução orçamentária e das obras de pavimentação no Conjunto Embrapa e Morada das Palmeiras. No Igarapé Sustentável, as ações de infraestrutura e promoção do desenvolvimento econômico. Agora, os moradores dos bairros do Zerão, Santa Inês, Pavocal e das localidades do Curiaú, São Pedro dos Bois e Santo Antônio da Pedreira estão monitorando a compra e a entrega de equipamentos e material hospitalar e patrulha mecanizada,  resultados de emendas da deputada Janete.

Os interessados em participar do Seminário Gestão Compartilhada: Inovação, Tecnologia e Arte podem usar a comodidade da internet para efetuar suas inscrições. Para isso basta acessar o link http://bit.ly/InscriçãoGestãoCompartilhada e preencher os dados. Os inscritos terão direito a certificado com oito horas de carga horária.

 

Colóquio Transparência e Controle Social

A primeira atividade do Seminário será o Colóquio Transparência e Controle Social, no Auditório do curso de Letras da Universidade Federal do Amapá (Unifap). É uma oportunidade para que professores, alunos e convidados possam trocar experiências e conceitos sobre transparência, controle social dos gastos públicos e fiscalização. Os inscritos terão direito a certificado com quatro horas de carga horária.


I Mostra Compartilha da Nova Canção Amapaense – 2017

Como parte da programação do Seminário, acontecerá, também, a I Mostra Compartilha da Nova Canção Amapaense-2017, na área interna da Universidade Estadual do Amapá (UEAP). Os compositores e compositoras interessados em participar tem até este 19 de maio para se inscreverem. Todas as informações, como regulamento, briefing, acompanhado de fichas para inscrição, autorização legal para a participação, estão disponíveis neste endereço: http://migre.me/wpuzq

Serão 10 canções que vão compor a Mostra, cujo tema para a composição delas reflete a nova relação entre a população e o poder público que está nascendo através da Gestão Compartilhada.

 

 

Programação

I Encontro de Gestão Compartilhada

Organização:

– Fundação João Mangabeira/ Núcleo no Amapá – Escolas de Formação Política de Miguel Arraes

– Mandatos do Senador João Capiberibe e Deputada Janete Capiberibe

– Partido Socialista Brasileiro do Amapá

Manhã


8:30 Colóquio – Transparência e Controle Social: como organizar-se em rede para fazer o controle social dos serviços e gastos públicos

Facilitadores:

– Senador da Republica – PSB/Amapá: João Alberto Capiberibe

– Presidente da Fundação João Mangabeira – Renato Casagrande

– Professora Dra. Márcia Marques – Faculdade de Comunicação da UnB

– Professor: André Aires – Analista Técnico do SEBRAE

Local: UNIFAP – Auditório do Curso de Letras/ Bloco de Letras e Artes

Público Alvo: Professores e alunos da UNIFAP

Tarde


Data: 26 de maio

Hora: 14:30

Abertura Solene:

– Apresentação do Documentário  Gestão Compartilhada

– Lançamento da Cartilha Gestão Compartilhada

Horas: 14:30 às 22 h Exposição: Memória Viva – Foto Varal e projeção de vídeos sobre as experiências de Transparência e Gestão Compartilhada no Amapá.

Hora: 15:30 – Tema: Relato de Experiências, a Transparência e Gestão Compartilhada no Amapá

Expositor:

– Senador João Alberto Capiberibe

Debatedores:

– Renato Casagrande –  Ex  Governador do Estado do Espirito Santo e Presidente da FJM

– Camilo Capiberibe – Ex Governador do Estado do Amapá e Coordenador da FJM no Amapá

Hora:17:00 – Tema Transparência pública, controle Social do Estado e as novas tecnologias

Expositora:

– Deputada Federal: Janete Capiberibe

Debatedora:

– Cristina Almeida – Deputada Estadual do Amapá

– Testemunhal: Dulcivânia Freitas – jornalista e moradora do Conjunto Embrapa e participante do grupo de Gestão Compartilhada

– Testemunhal: Anna Elayse Monteiro Lobato – Moradora do Conjunto Embrapa e participante do grupo de Gestão Compartilhada.

– Testemunhal: Eliana Aranha –Moradora do Igarapé da Fortaleza e participante do Grupo de Gestão Comparilhada.

Hora: 18:00 – Atividade: Demonstração de atividades culturais e recreativa

– Jiu-jítsu – Hip Hop

– Marabaixo – Roda de Capoeira

– Feira de Artesanato – Recital de poesias

– Apresentação de danças

Hora: 18:00  – Atividade: Mostra Musical Temática.

Hora: 22:00 –  Encerramento.

 

Compartilhe
compartilhamentos: