Publicado 30 de novembro de 2015 12:40. última modificação 30 de novembro de 2015 12:40.

OUVIR
Notícias

FJM leva “Alternativa Brasil” para o Senado

alternativa-brasilO Brasil experimenta uma crise sem precedente na história. Pela primeira vez, um governo considerado de esquerda conduz o país à beira do abismo econômico, edita medidas conservadoras e assume uma postura política fragilizada por sucessivos escândalos de corrupção. O sentimento de paralisia da nação aumenta a desconfiança dos brasileiros, dos investidores, desvaloriza a moeda e liquida nossos bens e sonhos mais valiosos.

Para refletir sobre propostas econômicas mais progressistas e propor um plano nacional frente à inércia do atual governo e a oposição tradicional, a Fundação João Mangabeira promove o seminário “Alternativa Brasil: visão de esquerda para condução da economia no momento de crise”, no Senado Federal – auditório 6, ala Nilo Coelho -, nesta quarta-feira (2), das 14 às 16 horas. O evento tem a colaboração das bancadas do PSB no Senado e na Câmara é aberto às lideranças de todos os partidos progressistas, líderes e especialistas em políticas econômicas. “O Brasil precisa de um novo caminho. Uma alternativa que não seja à briga fratricida entre o PT e PSDB. Nosso compromisso é melhorar a vida de todos os brasileiros e criar um novo modelo para o Brasil”, alerta Renato Casagrande, presidente da Fundação João Mangabeira e ex-governador do Espírito Santo.

A provocação inicial será feita pelos professores da UNB, Maria de Lourdes Rollemberg Mollo, Marcelo Medeiros e Evilásio Salvador. Maria de Lourdes Mollo apresenta sua visão sobre “O papel do Estado e o ajuste fiscal”. Convida o Congresso Nacional a refletir sobre o ajuste econômico mais viável e eficaz para a retomada do crescimento. Ela é professora titular da Universidade de Brasília com doutorado em Monnaie, Finance et Banques – Universite de Paris. Trabalha atualmente com os temas que tratam da instabilidade financeira, política monetária, o papel do Estado, controvérsias em economia monetária.

O professor Marcelo Medeiros (UNB) contribui com uma palestra sobre a “Desigualdade de renda no Brasil”. Abre um debate sobre uma das maiores mazelas da sociedade brasileira com aplicações diretas no convívio social e restrições ao crescimento e oportunidades. Marcelo tem formação em sociologia e economia. Atualmente é pesquisador do Ipea e professor da UNB.

O terceiro palestrante é o professor Evilásio Salvador que vai abordar “A questão tributária no país”. Ele é economista, mestre em Política Social pela UNB e pós-doutor em Serviço Social pela UFRJ. É referência em temas como orçamento público, tributação, seguridade social e trabalho. Na abertura do seminário, a Fundação João Mangabeira, lança o documentário “PSB e Transparência: uma lei para um novo Brasil”, em comemoração aos seis anos de promulgação da Lei da Transparência de autoria do senador João Capiberibe (PSB-AP).

Compartilhe
compartilhamentos: