Publicado 24 de novembro de 2015 15:30. última modificação 24 de novembro de 2015 15:30.

OUVIR
Notícias

FJM debate o enfrentamento da violência contra a mulher no Brasil

Bate Papo ONLINE

O enfrentamento da violência contra a mulher no Brasil é o tema do “Bate-Papo Online” promovido pela Fundação João Mangabeira (FJM), nesta quarta (25), a partir das 19h30, na sede da instituição, em Brasília. O evento é uma realização conjunta entre a FJM, a secretaria de Mulheres do PSB-DF e a coordenação da FJM-DF. O debate será transmitido ao vivo no site www.tvjoaomangabeira.org.br e um chat para perguntas vai estar disponível para interação entre os participantes pela internet.

Pesquisa recente divulgada pela Organização das Nações Unidas (ONU) revela que 50,3% das mortes violentas de mulheres são cometidas por familiares e 33,2% por parceiros ou ex-parceiros. No Brasil, em 23 anos, 106.093 mulheres foram assassinadas, 4.762 somente em 2013, segundo o mapa da violência divulgado no início deste mês. “É uma covardia. Uma violência desproporcional que desestabiliza as relações humanas. Nosso objetivo é dar luz a esse tema e trazer ao debate os números vergonhosos que ainda incidem sobre as condições sociais das mulheres brasileiras. Temos de cultivar a cultura da paz”, esclarece o presidente da Fundação João Mangabeira, Renato Casagrande, ex-governador do Estado do Espírito Santo.

A violência contra as mulheres e meninas é uma grave violação dos direitos humanos e seus impactos têm consequências físicas, sexuais e psicológicas. Atinge mulheres de todas as raças, etnias, gênero e afeta drasticamente a saúde feminina e de toda a família.  Levantamento feito pela Polícia Civil do Distrito Federal obtido pela secretaria de Mulheres do PSB-DF, informa que no ano de 2014, a média de mulheres agredidas chegou a 38 por dia, na capital do país. “Não podemos permitir que essa situação prevaleça e perpetue. Ações reflexivas como essa que iremos realizar na sede da FJM, contribui para chamar a atenção do população brasileira”, acredita a professora Geralda Lopes de Resende, secretária de Mulheres do PSB-DF.

O evento vai reunir especialistas sobre o enfretamento da violência contra a mulher e autoridades políticas engajadas com o tema, como as senadoras Lídice da Mata e Lúcia Vânia. A abertura fica por conta do presidente da FJM, Renato Casagrande. Em seguida, falam professora Geralda Lopes, professora Valeska Loyola, senadora Lídice da Mata, senadora Lúcia Vânea, delegada Ana Cristina Santiago, a primeira-dama de Brasília e secretaria executiva da FJM, Márcia Rollemberg, professora Roberta Gregoli, professora Glaucia Diniz. Após as apresentações será aberto um debate com previsão de encerramento às 20h40.

Compartilhe
compartilhamentos: