Publicado 16 de junho de 2016 13:38. última modificação 16 de junho de 2016 13:38.

OUVIR
Notícias, psb agenda 40

FJM apresenta nova perspectiva sobre desigualdade no Brasil

DSC_7484

Aconteceu na manhã de hoje, 16, na sede da Fundação João Mangabeira em Brasília, o lançamento do boletim de conjuntura n. 4, que faz uma crítica à esquerda de um dos aspectos considerados pilares dos 13 anos de governo do PT no Brasil. O estudo, que se apropria de dados  da Receita Federal, mostra que a renda dos brasileiros permaneceu extremamente concentrada nos últimos anos.

“Os dados que constam do boletim demonstram, com clareza, que nos últimos 15 anos nós não tivemos nenhuma mudança significativa com relação ao problema da concentração de renda nas camadas mais altas da pirâmide no Brasil”, afirmou o presidente da FJM, Renato Casagrande.

Organizado pelo economista César Benjamin, o boletim tem por base, entre outros, o estudo do pesquisador do IPEA e professor da UnB Marcelo Medeiros. Ambos estiveram presentes e palestraram durante o evento. “Nós nos acostumamos nos últimos anos com a falácia de que teria havido redistribuição de renda no Brasil nos últimos anos”, afirma César Benjamin. Para Marcelo Moreira é difícil prever os impactos que os ajustes atuais terão sobre a desigualdade no país, “isso vai depender de quem vai pagar a conta do ajuste”, afirmou Marcelo. O boletim está disponível no portal da Fundação (www.fjmangabeira.org.br).

Estiveram presentes 13 deputados federais, 2 senadores,  João Capiberibe(PSB-AP) e Fernando Bezerra Coelho(PSB-PE), o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg(PSB), os presidentes do Partido Socialista Brasileiro nacional e da Fundação João Mangabeira, respectivamente Carlos Siqueira e Renato Casagrande e a diretora executiva da FJM, Marcia Rollemberg.

Compartilhe
compartilhamentos: