Publicado 27 de janeiro de 2016 16:13. última modificação 27 de janeiro de 2016 16:13.

OUVIR
Notícias

FJM apoia intercâmbio cultural entre Brasil e Itália

image002

Livro “Partir Sonhando” mostra como os movimentos emigratórios inspiraram a canção italiana em diversos momentos da história

 Lançamento da SESI-SP Editora chega na semana de aniversário da cidade que tem mais de 13 milhões de descendentes

 Quem parte canta a libertação de onde quer chegar e a nostalgia da terra que deixou para trás. Na bagagem, o que pesa é imaterial, a euforia pelo novo, o receio do desconhecido e a saudade da raiz. Sentimentos que conflitam, mas não vencem o fato de que toda partida tem um motivo. Principalmente quando se trata de uma mudança de país, de cultura, de vida. Resta seguir ao som da própria história. “Partir Sonhando – A emigração na canção italiana”, título da SESI-SP Editora, fala sobre as trilhas do recomeçar em outro lugar. O lançamento acontece no dia 28 de janeiro no prédio da FIESP, na semana em que São Paulo, a mais italiana das cidades brasileiras, completa 462 anos. A Fundação João Mangabeira está apoiando a realização dos lançamentos no Brasil.

​O livro traça um amplo painel sobre músicas italianas que retratam o sonho de emigrar e a realidade do emigrado. Das composições melodramáticas que caracterizaram o tempo de saída para as Américas, passando pelas obras de resistência ao fascismo e o registro da influência norte-americana após a Segunda Guerra Mundial. Os temas são a cultura do sacrifício, do ser amado que se perdeu pelo caminho, da crítica social à estrutura de poder que desencadeou a partida.

​Todo o material é composto por farta documentação, cuidadosamente organizada pelo autor italiano Eugenio Marino, que vem ao Brasil especialmente para o lançamento, marcado para acontecer em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Espírito Santo. Formado em letras e mestre em jornalismo e comunicação pública, ele também é responsável pelo Partido Democrático para os italianos no mundo.

​É um trabalho que vai muito além das palavras. O texto traduzido por Antonella Fossati e Adriana Fontana ganha ainda mais força com QR Codes que permitem ao leitor ouvir as músicas citadas na publicação, o que torna a experiência muito mais completa e envolvente.

​“Partir Sonhando – a emigração na canção italiana”, éum presente para todos os admiradores das artes, boas leituras e boas músicas. Principalmente para o Brasil que, de acordo com o estudo Rapporto Italiani nel Mondo – realizado pela ConferenzaEpiscopale Italiana, abriga 31 milhões dos 60 milhões de descendentes espalhados pelo mundo. Destes, 13 milhões somente em São Paulo. Nos 462 anos da cidade, o título ativa a imaginação sobre o que passava na cabeça e no coração dos imigrantes que chegaram para o trabalho nas lavouras de café e, depois, o estabelecimento na capital. Aqui, onde cabe um pedaço grande da Itália, lembrada diariamente na arquitetura do MASP, do Teatro Municipal. No clima alegre da Mooca, Bixiga e da Vila Carrão. Na macarronada de domingo e, especialmente, na alegria contagiante do povo.

Sobre o Autor

Eugenio Marino nasceu em Crotone em 1973. Vive em Roma, onde é responsável nacional do Partido Democrático para os italianos no mundo e ocupa-se de emigração. Formado em letras modernas, com uma tese sobre as relações entre literatura e canção italiana de autor, especificamente sobre De André, Guccini e De Gregori. Fez mestrado em jornalismo e comunicação pública. Colaborou com agências de notícias e portais de internet sobre questões políticas, culturais e musicais e publicou um estudo sobre Roma na canção de autoria italiana para o Instituto Nacional e a revista Studi Romani e outro sobre Comunicação e diáspora para a Rivista italiana di comunicazionepubblica.

Serviço

Lançamentos: “Partir Sonhando – a emigração na canção italiana”

São Paulo

Dia: 28/01/2016 às 18h30

Local: Prédio da FIESP | ​Avenida Paulista, 1313 – São Paulo – SP

Vitória

Dia: 29/01/16 às 16h00

Local: Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo | Av. Américo Buaiz, 205 – Enseada do Suá – Vitória – ES

Rio de Janeiro

Dia: 31/01/16 às 18h
Local: Livraria Argumento | Rua Dias Ferreira, 417 – Leblon – Rio de Janeiro – RJ

Brasília
Dia: 02/02/16 às 18h

Local: Câmara dos Deputados | Palácio do Congresso Nacional – Praça dos Três Poderes – Brasília – DF

Informações à imprensa

KB Assessoria em Comunicação

11 4332.9808 | 9 9211.7420

Kelly Boscariolli – kelly@kbcomunicacao.com.br

Rogério Porto – jornalismo@kbcomunicacao.com.br

Compartilhe
compartilhamentos: