Publicado 24 de junho de 2020 12:37. última modificação 26 de junho de 2020 09:45.

OUVIR
Notícias

Experiências exitosas de prefeitos do PSB serão divulgadas e homenageadas na próxima sexta (26/6)

Pesquisa da Fundação João Mangabeira identificou boas práticas socialistas em gestão municipal

A Fundação João Mangabeira (FJM) lança, na próxima sexta-feira, 26/06, às 19h, o Livro Boas Práticas Socialistas – Políticas Públicas Municipais, resultado da pesquisa  É Socialistarealizada entre as 390 cidades administradas por socialistas no Brasil. Durante a cerimônia prefeitas e prefeitos das 29 cidades escolhidas serão    homenageados e receberão o Troféu e o Certificado É Socialista.

O projeto É Socialista, criado pela Fundação João Mangabeira (FJM), entidade vinculada ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) tem como objetivo promover o reconhecimento de boas práticas nos governos municipais administrados por prefeitas e prefeitos do partido e divulgá-las como políticas públicas para membros do partido. “O foco é fortalecer uma identidade de políticas públicas do PSB. Com esse projeto nós pretendemos dar visibilidade às boas práticas socialistas e levá-las a todos os gestores e gestoras que também são socialistas para com isso darmos uma identidade ainda mais forte para o nosso partido”, afirma o presidente da FJM, o ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho.

A pesquisa É Socialista colocou especialistas para estudar as gestões das 390 prefeituras administradas pelo PSB, avaliando indicadores sociais como educação, saneamento, desenvolvimento econômico e social. Em uma segunda-fase, 200 municípios tiveram políticas públicas, prefeitos e prefeitas avaliados.

O prefeito da cidade de Campinas, Jonas Donizette (PSB-SP), um dos laureados, destaca a iniciação ao empreendedorismo que está sendo implementada nas escolas daquele município, “crianças numa idade tenra já aprendem a pensar, da sua própria cabeça, numa ocupação, numa profissão que possa dar o seu sustento, quem sabe até abrir um negócio e propiciar sustento para outras famílias”, informa.

Outro prefeito premiado pelo É socialista, Geraldo Julio (PSB-PE), de Recife, salienta o Compaz, Centro Comunitário da Paz, “já existem três, o Compaz Eduardo Campos, o Ariano Suassuna e o Miguel Arraes, é um equipamento que  a gente chama de fábrica de cidadania porque ele gera oportunidade para crianças, adolescentes, adultos, idosos…São atividades esportivas, culturais, de educação, assistência social, é um equipamento encravado dentro da comunidade que muda a rotina e a dinâmica da comunidade”.

A terceira fase da pesquisa registrou as experiências mais exitosas, que foram registradas em 29 municípios de todo o Brasil. Entre elas Planejamento e Monitoramento; Políticas Públicas Integradas; Participação Democrática; Formação para a Cidadania Ativa; Racionalização de Recursos; Gestão Cooperada; Relação de Pertencimento; Compromisso com a População da Campo; Inovação; Comunicação e Atenção às Pessoas.

Essas experiências serão divulgadas como orientação para outras prefeituras do PSB e para a população brasileira.

Além do livro, o Projeto É Socialista terá uma série de 17 encontros virtuais para a formação e elaboração de planos de governo para gestores municipais e para os candidatos à Prefeituras e Câmaras Municipais.

Prefeitos contemplados

UF CIDADE PREFEITO (A)
PE AFOGADOS DA INGAZEIRA JOSÉ COIMBRA PATRIOTA FILHO
PE ARCOVERDE MARIA MADALENA SANTOS DE BRITTO
PE BONITO GUSTAVO ADOLFO NEVES DE ALBUQUERQUE CÉSAR
PE LIMOEIRO JOAO LUIS FERREIRA FILHO
PE PAULISTA GILBERTO GONÇALVES FEITOSA JUNIOR
PE RECIFE GERALDO JÚLIO
PE SÃO BENTO DO UNA DEBORA LUZINETE DE ALMEIDA SEVERO
PE SÃO JOSÉ DO EGITO EVANDRO PERAZZO VALADARES
PE SERTÂNIA ÂNGELO FERREIRA
PB BANANEIRAS DOUGLAS LUCENA MOURA DE MEDEIROS
PB CONDE MARCIA DE FIGUEREDO LUCENA LIRA
MG CARMO DO CAJURU EDSON DE SOUZA VILELA
MG PEÇANHA EUSTÁQUIO DE CARVALHO BRAGA
MG SÃO JOÃO NEPOMUCENO ERNANDES JOSÉ DA SILVA
ES CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM VICTOR COELHO
ES NOVA VENÉCIA MÁRIO SERGIO LUBIANA
SP CAMPINAS JONAS DONIZETTE FERREIRA
SP GUARUJÁ VÁLTER SUMAN
SP JAÚ RAFAEL LUNARDELLI AGOSTINI
SP MATÃO JOSÉ EDINARDO ESQUETINI
SP PEDREIRA HAMILTON BERNARDES JUNIOR
SP SÃO JOSÉ DO RIO PARDO ERNANI CHRISTOVAM VASCONCELOS
SP SÃO CARLOS AIRTON GARCIA
SP SANTA CRUZ DO RIO PARDO OTACILIO PARRAS ASSIS
RS CACHOERINHA MIKI BREIER
RS NOVA PRATA VOLNEI MINOZZO
RS PASSO FUNDO LUCIANO AZEVEDO
RS TRÊS PALMEIRAS SILVÂNIO ANTÔNIO DIAS
RS VENÂNCIO AIRES GIOVANE WICKERT

Para se inscrever e assistir ao vivo o evento entre no link:   https://esocialista.com.br/evento

Informações para Imprensa:

Luciana Capiberibe

61 96657989

Julio Moreira

11 986989003

Compartilhe
compartilhamentos: