Publicado 3 de junho de 2015 15:33. última modificação 3 de junho de 2015 15:33.

OUVIR
Notícias

Empossada coordenação da Fundação João Mangabeira no RS

empossada-coordenacao-da-fundacao-joao-mangabeira-no-rs

Qualificar a ação socialista e formular políticas públicas para o Estado são os principais objetivos da coordenação da Fundação João Mangabeira do Rio Grande do Sul, que tomou posse na tarde dessa segunda-feira (1º) na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. A solenidade ocorreu durante seminário de formação política ministrado pelo presidente da Fundação João Mangabeira, Renato Casagrande, e pelo diretor da Escola Miguel Arraes e coordenador de cursos de fundação, Adriano Sandri. A atividade foi direcionada aos filiados do PSB. “A cada dia o PSB se qualifica mais e se consolida como força alternativa para o Brasil”, destacou Casagrande, após empossar como coordenador-geral Gildo Antônio da Silva, tendo Carlos Orling, Anabel Lorenzi, Hermes Duarte, Maria Luiza Loose (Malu) e Lauro Hagemann como integrantes da coordenação da FJM/RS.

O presidente do PSB/RS e vice-presidente nacional da sigla, Beto Albuquerque, destacou a importância da formação política, através da Fundação João Mangabeira, como instrumento para potencializar e aperfeiçoar as ações do PSB nos estados e municípios. “O tempo para o debate é fundamental. Nem sempre o ativismo, a prática, é o bastante para atendermos aos desafios que a política nos impõe”. Para Beto, o desafio dos socialistas gaúchos é levar o modelo de gestão de resultados, consagrado por Eduardo Campos em Pernambuco, para todas as administrações socialistas e partidárias.

O palestrante Adriano Sandri abordou o socialismo e sua atualidade histórica. Ele provocou uma reflexão do público presente de forma interativa, evidenciando a importância de quebrar o paradigma da educação. “A educação precisa promover a reflexão, o debate de ideias. Precisamos aprender juntos, numa construção cooperativa.” Nesse sentido abordou as diferenças entre os sistemas sociais existentes no mundo. Deixou claro que tanto o capitalismo como o comunismo possuem características evidentes e nenhum deles serve de exemplo para os socialistas. O capitalismo, com seu individualismo e divisão de classes, e o comunismo com a ditadura do proletariado, o partido único e a ausência de liberdade individual. Avaliou que o caminho do socialismo é alternativo a esses modelos e objeto de debate permanente. Sinalizou que o sistema cultural pode ajudar a identificá-lo. “Nosso desafio é identificar com clareza o que nos diferencia dos outros modelos,” provocou Sandri ao sinalizar que o nosso modo de ser e agir, o cultivo do dia a dia, é um indicador importante nesta direção. “É uma construção permanente”, concluiu o professor ao destacar que é preciso ressuscitar a fraternidade entre as pessoas.

Na mesma linha de raciocínio, Renato Casagrande destacou que o PSB é um partido que já se diferencia ao promover esta reflexão para responder de forma coletiva as dúvidas decorrentes da atuação partidária e política. “Vivemos numa sociedade capitalista, na qual imperam as  leis de mercado e a ditadura do gerencialismo”, ponderou Casagrande, ao questionar “como ser um partido socialista numa sociedade com características capitalistas? É nossa reflexão,” evidenciou. Conforme o presidente da FJM, nosso socialismo está representado pela capacidade de se integrar, se relacionar mundialmente. “O socialismo deve ser implementado de forma gradual e legal, respeitando os preceitos do socialismo do PSB, que defende a liberdade e a democracia para consagrarmos a justiça”.

Para Casagrande, ser socialista exige um comportamento pessoal e coletivo. “Ser socialista é ser ético, fraterno, exercer a simplicidade, a humildade, ter capacidade de debater e de buscar conhecimento.” O ex-governador do Espírito Santo avaliou também que as características individuais, somadas, constroem o pensamento e a ação coletiva. “É preciso disseminar nosso pensamento. Promover uma escola Miguel Arraes permanente e trabalhar em escala, aumentando cada vez mais nosso público.” Insistiu na necessidade da comunicação neste processo sinalizando que é preciso qualificar a ação militante nas redes sociais.

Ao falar sobre as propostas da sigla para o país, Casagrande ressaltou que os debates são importantes, pois um projeto de longo prazo como o liderado pelo Partido Socialista Brasileiro precisa ser revistado e aperfeiçoado permanentemente. O dirigente nacional finalizou dizendo que o PSB está sempre em busca do protagonismo como forma de honrar sua trajetória de compromisso com o país. “Temos um papel fundamental de nos apresentar como força alternativa para a sociedade brasileira”.

Socialistas na FJM/RS

Segundo o coordenador-geral da FJM/RS, Gildo Antônio da Silva, diante da crise das instituições a fundação ligada ao PSB tem um importante papel na formulação de alternativas para encontrar o caminho capaz de melhorar a vida das pessoas. “Nosso desafio é levar uma proposta pedagógica que promova a reflexão, o debate, o conhecimento”. Silva destacou também que é preciso levar para a base partidária o estudo e a Filosofia que ensina a pensar e agir. “Precisamos juntos construir o Projeto político que seja capaz de atender às necessidades que a crise impõe.”

A professora Anabel Lorenzi valorizou a palestra do educador Adriano Sandri. De acordo com a socialista, o debate foi uma provocação importantíssima na medida em que exige uma reflexão e nos força a sair da ‘zona de conforto’. “Precisamos debater e refletir e não apenas reproduzir e memorizar o que lemos nos livros”, disse.

Carlos Orling, que é Secretário de Formação Política do PSB gaúcho, apresentou o plano de ação da Fundação João Mangabeira no RS, prevendo atividades regionais, estadual e interestaduais. “Temos que andar por este Estado para levar a discussão do Partido Socialista Brasileiro. O objetivo primeiro da nossa Fundação é levar qualificação para os nossos gestores públicos”.

Os secretários estaduais Miki Breier, do Trabalho e do Desenvolvimento Social; e Tarcísio Minetto, de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, ambos socialistas, também prestigiaram a posse.

Texto: Daniela Miranda – PSB/RS

Foto: Fabiana Calçada – Bancada do PSB na ALRS

Assessoria de Comunicação PSB/RS

Compartilhe
compartilhamentos: