Publicado 5 de maio de 2015 11:38. última modificação 5 de maio de 2015 11:38.

OUVIR
Notícias

“Diálogo Brasil” reúne mais de 300 lideranças em SP para discutir a crise no Brasil

destaque-01

César Hernandes Fundação João Mangabeira – 05/05/2015

A crise é também, segundo o professor da USP José Álvaro Moisés, momento de reorganizar o modo como se estabelecem as relações na política, por meio da Reforma Política. “As relações entre os próprios cidadãos e a relação dos mesmos com o Estado, com as autoridades públicas”, explica. No Brasil, as mulheres são 52% da população. E elas têm apenas 9% de representação no Congresso Nacional. Para Moisés, esse é um dos vários exemplos que afetam totalmente a qualidade da representação, as lutas por direitos iguais. “É uma crise da democracia representativa. A relação de representados e representantes se perdeu no processo. A Reforma Política precisa vir para dar também mais poder ao cidadão comum. O cidadão deve influenciar mais diretamente a política, se sentir ouvido, participante. E também se sentir compromissado com esse papel”, completa.

Renato Casagrande, presidente da Fundação João Mangabeira, destacou a importância de debates como este. “O país passa por um momento de dificuldade e os partidos não podem ficar inertes. Devemos caminhar em sintonia com a população, respeitando a democracia e a soberania do nosso país”, disse. “No Seminário, discutimos propostas como redução de custos de campanha, ampliação da participação da sociedade na política – e é aí que entra o papel das Fundações; o combate à corrupção, a estruturação de um programa para o Brasil que envolva educação, solidariedade, sustentabilidade”. Ainda segundo Casagrande, esta é uma grande oportunidade para os partidos da esquerda socialista realizarem as mudanças das quais o país precisa.

O Seminário “Diálogo Brasil” reuniu, nesta segunda (04), mais de 300 pessoas no salão nobre da Câmara Municipal de São Paulo e contou com mais de 6 mil usuários na transmissão online do evento. O objetivo do encontro foi discutir a crise no país e apontar caminhos democráticos para enfrentá-la.

Handerson Siqueira – Assessoria de Imprensa da Fundação João Mangabeira

Compartilhe
compartilhamentos: