Pesquisa
terça-feira 26 setembro 2017
  • :
  • :

De olho na transparência

O Projeto De Olho na Transparência busca contribuir para o controle da sociedade sobre os gastos públicos, por meio de uma ação social em rede. Para isso lança mão de novas tecnologias e da legislação que garante o acesso às informações do setor público: a Lei da Transparência (Lei Complementar nº 131⁄2009), de autoria do senador socialista João Capiberibe e posteriormente, a Lei de Acesso à Informação, a LAI (Lei nº 12.527/2011).

Trata-se do resultado da confluência de três experiências na área da Transparência e Controle Social dos recursos públicos por meio da utilização da internet e redes sociais.

Participaram de sua concepção e elaboração, o Presidente da Fundação João Mangabeira e ex-governador socialista do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande, que quando governou aquele estado obteve, em 2014, o primeiro lugar no índice nacional de Transparência entre os estados, segundo ranking da OnG Contas Abertas; o senador João Capiberibe(PSB-AP), autor da Lei da Transparência e criador da Gestão Compartilhada; e a profa. Dra. da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília Márcia Marques, Coordenadora do Projeto de extensão Partilhar da mesma Faculdade.

É na cidade que moramos, criamos nossos filhos, a cidade é a construção social mais próxima do cidadão. Com o material didático produzido pelo projeto procuramos atender a uma demanda de vereadores e prefeitos socialistas, que estão na base da sociedade e que podem ser os elos necessários para despertar na população a curiosidade e a vontade de serem agentes do controle social dos recursos públicos.

Guia Transparência e Orçamento Público

a01

Aprender a aprender em rede 

a02

Guia para a comunicação nas redes sociais  

Guia-para-a-comunicacao-nas-redes-sociais
Acessibilidade