Publicado 27 de março de 2021 21:14. última modificação 27 de março de 2021 21:14.

OUVIR
Notícias

Coordenações da FJM deverão organizar o debate sobre Autorreforma nos estados

Aconteceu na tarde deste sábado, 27/03, reunião da Fundação João Mangabeira (FJM) e do Partido Socialista Brasileiro (PSB) para definir agenda nacional da Autorreforma partidária pela qual passa o PSB Nacional e para desenhar um projeto de Autorreforma com as coordenações estaduais da Fundação João Mangabeira. Estiveram presentes coordenadores de todas as regiões do Brasil, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, o diretor financeiro da Fundação João Mangabeira Mário Guide assim como a comissão da Autorreforma do Partido Socialista Brasileiro, integrada por Domingos Leonelli, Paulo Bracarense e Sinoel Batista.

Durante a abertura, o presidente nacional do PSB Carlos Siqueira destacou que desde o encontro ocorrido em novembro de 2019 no Rio de Janeiro, a comissão executiva da Autorreforma tem trabalhado para que “até o final de novembro, no Congresso Nacional do Partido, seja definida essa etapa importantíssima de renovação completa e atualização do programa do Partido Socialista Brasileiro”. O presidente explicou que a questão da desigualdade é um tema central no programa socialista, e que o conjunto de teses que compõe o projeto da Autorreforma é resultado de um esforço coletivo, que vem sendo sistematizado pela comissão executiva da Autorreforma.

O diretor de finanças da Fundação João Mangabeira, Mário Guide, saudou os integrantes da comissão executiva da Autorreforma presentes e destacou a importância da participação dos coordenadores estaduais para adaptar as propostas à realidade dos estados. Guide pontuou a crise de representação pela qual passa a política e ressaltou que “o trabalho de mediação que os partidos fazem é fundamental, que é traduzir anseios, esperanças, sentimentos, símbolos, gestos da população, em políticas públicas, em projetos, em propostas”. Ele concluiu dizendo que o trabalho das coordenações estaduais será traduzir para o plano estadual essas aspirações.

“Produzimos 577 teses a partir das discussões realizadas até o momento” afirmou Sinoel Batista, ele destacou também o esforço que o PSB está fazendo para comunicar suas teses de forma mais popular e de compreensão simplificada por meio das redes sociais.
O socialista Domingos Leonelli, do Instituto Pensar reforçou que “pela primeira vez na história do nosso partido e na história do Brasil um partido decide explicar exatamente o que ele entende como socialismo”, para Leonelli trata-se de uma ousadia propor um novo conceito “a partir da revolução tecnológica para o nosso socialismo, que seria o socialismo criativo”. O socialista reforçou que o debate nos estados deve seguir o temas sugeridos no debate nacional.

Os coordenadores estaduais da FJM participaram do debate e fizeram sugestões para aperfeiçoar o fluxo dos trabalhos e consolidar a agenda proposta. As segundas-feiras serão os dias em que, prioritariamente, ocorrerão os debates da Autorreforma com os estados. O coordenador da Reunião, professor Paulo Bracarense, aceitou o desafio apresentado por representantes do estados de reforçar a equidade de gênero na composição da comissão executiva da Autorreforma Socialista.

Compartilhe
compartilhamentos: