Publicado 30 de agosto de 2016 15:09. última modificação 30 de agosto de 2016 15:09.

OUVIR
Notícias

Fundação João Mangabeira investe para reconstruir história do PSB nos estados

fjm_posts_agosto14

Com o objetivo de reconstruir a história do Partido Socialista Brasileiro(PSB) nos estados e contribuir para promover sua maior identidade, a Fundação João Mangabeira (FJM) lançou no último dia 5 de agosto o Edital para seleção de projetos de pesquisa A história do PSB nos estados brasileiros.

Após análise da Comissão de Seleção, em 24 de agosto, ficou aprovado o financiamento dos quatro projetos apresentados pelos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Amapá e Alagoas. Para o presidente da FJM, Renato Casagrande, o projeto já inicia atingindo seu objetivo: “Nosso partido tem uma história bonita, que se confunde com a história política da democracia no Brasil, estamos começando esse processo de recuperação da trajetória do PSB contemplando estados de diversas regiões, o que vai nos dar um espectro amplo e incluir as especificidades do partido em cada estado”.

As Coordenações Estaduais da FJM implementarão seus projetos entre os meses de setembro de 2016 e março de 2017. O produto final será composto de um texto histórico para publicação virtual e física por projeto, com referências das fontes de informação, podendo contemplar ainda inventários e acervos digitalizados, como documentos, fotografias, bem como produtos audiovisuais como vídeos e documentários. Todo o processo de financiamento implica no investimento total de cerca de R$ 270 mil, as pesquisas serão supervisionadas e orientadas pela equipe da FJM que fará as orientações técnicas e a modelagem dos relatórios e produtos básicos.

O Estado de São Paulo escolheu o período entre 1947 e 1964 para desenvolver sua pesquisa e irá documentar em vídeo e texto entrevistas com membros ilustres do início do PSB em São Paulo, como o professor Paul Singer e o sociólogo Antonio Cândido. No Amapá, onde o PSB é um partido com profunda influência no período democrático pós-ditadura militar, a coordenação local apresentou projeto para retratar as influências sociopolíticas do PSB na realidade amapaense a partir da década de 1980 aos dias atuais. Em Alagoas, onde o PSB já governou, a FJM retratará o nascimento do PSB naquele estado, em 1950, os conflitos e convulsões políticas e sociais nos primórdios do PSB e a trajetória do partido na história local até os dias de hoje. No Rio Grande do Sul será objeto de pesquisa a trajetória do Partido Socialista Brasileiro naquele estado, desde sua fundação, em 1947, até os dias atuais. É a história socialista sendo pesquisada e contada, fortalecendo nossas raízes e revelando nossa memória, valorizando lideranças e militantes, e dando referência, razão e estímulo a nossa atual luta por um Brasil Socialista.

Compartilhe
compartilhamentos: