Publicado 9 de dezembro de 2021 20:15. última modificação 9 de dezembro de 2021 20:15.

OUVIR
Notícias

Concurso Nacional de Redação ‘Pensar Jovem’ é um sucesso e tem mais de 600 inscritos

Live mostrou as próximas etapas do processo e orientou os jovens sobre as regras e exigências das redações

O PSB chamou e a juventude respondeu. Durante live realizada na quarta-feira (8/12), o membro da Comissão da Autorreforma, Paulo Bracarense, divulgou empolgado que o concurso recebeu mais de 600 inscrições. “Encerrada essa primeira etapa é preciso avançar para a segunda, que é a escolha da tese, fazer a justificativa sobre a emenda e se preocupar com os critérios de avaliação”, disse Bracarense. O seminário teve como objetivo trazer novas informações sobre o concurso, como a ida dos três ganhadores a Brasília para uma solenidade e um tour político pela cidade, visitando as instituições públicas da capital da República, incluindo o Congresso Nacional. Todas as despesas da ida dos vencedores serão custeadas pelo PSB Nacional.

Ele explicou que, após a escolha da (s) tese (s) do Livro 5 da Autorreforma, o inscrito deverá fazer uma redação de no máximo 20 linhas, com os padrões exigidos no ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, utilizando escrita correta e criativa sobre o assunto. Bracarense explicou também quais serão os critérios exigidos: correção gramatical; domínio dos mecanismos linguísticos de clareza e coesão; capacidade de interpretação das informações e organização dos argumentos; compreensão do tema e aplicação das áreas de conhecimento e contribuição inovadora.

As inscrições recebidas e homologadas poderão ser acessadas pelo site autorreformapsb.com.br/concurso, bem como o acesso para envio da redação, no qual o inscrito tem que escolher entre as 442 teses e fazer a apresentação da emenda, podendo ser modificativa, quando se propõe um texto alternativo para a tese já existente; supressiva, quando se substitui totalmente a tese por uma nova; aglutinativa, que é fusão de no mínimo duas teses sobre um mesmo tema.

Bracarense orientou que os inscritos usem o tempo que falta para o encerramento do envio das redações, em 31 de dezembro, às 23h59, para buscar argumentação e a revisão e correção da redação. No dia 19 de janeiro de 2022 serão divulgados os 81 trabalhos selecionados e, no dia 4 de fevereiro de 2022. o resultado dos três ganhadores.

A live de orientação pode ser conferida, na íntegra, na página do facebook da Fundação João Mangabeira, através do link https://fb.watch/9NWsTvFbPq/

Compartilhe
compartilhamentos: