Publicado 10 de novembro de 2021 20:00. última modificação 11 de novembro de 2021 08:12.

OUVIR
Notícias

Concorrentes do Reality ‘O Político’ impressionam jurados pelo nível de argumentação sobre improbidade

Jonas Donizette e Augusto Botelho ficaram em dúvida sobre quem eliminar do jogo

‘Improbidade, só com dolo? Afinal, o administrador público pode errar?’ Este foi o tema do terceiro dia do Reality ‘O Político’, considerado um assunto complexo pelos jurados Jonas Donizette, ex-prefeito de Campinas, ex-presidente da Frente Nacional de Prefeitos e radialista líder de audiência por mais de 10 anos, e Augusto Botelho, escritor, advogado, analista e comentarista político.

Eles ficaram impressionados com a argumentação dos quatro candidatos, que, segundo avaliação deles, se saíram muito bem ao expor suas motivações – contra e a favor – da nova lei de improbidade, em vigência há duas semanas e que vem causando polêmica. “Todos foram muito bem porque é um assunto difícil, principalmente levando em conta que tiveram que defender suas posições em dois minutos”, disse Augusto Botelho.

Jonas Donizette também elogiou a performance dos participantes. Ambos ficaram em dúvida sobre os dois que deveriam sair do jogo.

O ‘voto de Minerva’ coube, então, ao mediador e idealizador do reality, Márcio França, presidente da Fundação João Mangabeira (FJM) e ex-governador de São Paulo.

O primeiro reality político do mundo teve suas gravações iniciadas na segunda-feira (8), em um teatro, em São Paulo.

O terceiro episódio reuniu oito participantes (dois são eliminados a cada dia), divididos em dois grupos, que se denominaram Esperançar e Justiça.

Após os dois grupos debaterem sobre ‘Juventude em risco – Como escapar da criminalidade e o que fazer com quem entra nela?’, pela manhã, um venceu e os quatro componentes do outro grupo apresentaram-se individualmente à tarde, falando sobre improbidade para os jurados.

Nesta quinta-feira (11), portanto, seis participantes continuarão no reality.

GESTÃO PÚBLICA – O diretor geral da Faculdade Miguel Arraes (FMA) e vice-presidente da Fundação João Mangabeira (FJM), Alexandre Navarro, prestigiou a tarde de apresentações, e igualmente gostou da performance dos candidatos e do formato do programa.

“A política, hoje, está estigmatizados, com descrédito muito grande. Acredito que esta é uma forma de trazer outras pessoas para a política, em especial os mais jovens. Parabenizo Márcio França pela iniciativa.” E acrescentou: “Gostei do desempenho dos candidatos e, como os jurados, fiquei em dúvida sobre quem devia ficar e sair do programa.”

Navarro ressaltou a importância de conceder, aos 12 participantes, bolsas para o curso de Tecnologia em Gestão Pública, da Faculdade Miguel Arraes. “É importante que os novos políticos tenham qualidade técnica.”

O programa será veiculado pelo canal do Márcio França no YouTube.

PARTICIPANTES –
Os 12 participantes do reality são:

Roberto Sant’Ana, 41, produtor de eventos, de São Vicente

Thays Bovo Chesini, 20, estagiária da Prefeitura de Mairinque, de Mairinque

Lara Barbosa, 23, estudante de Gestão Pública, de Campinas

Victor Alves, 23, professor, de Limeira

Heber Farias, 25, psicólogo, de Osasco

Danielle Rabelo, 40, servidora pública, de São Vicente.

Júnior Freitas, 39, motoboy, de São Paulo

Fabiano Borges, 41, investigador de Polícia, de Atibaia

Loraine Mariano, 36, auditora, de Osasco

Bruna Donini, 29, advogada, de Praia Grande

Eliane Monteiro, 36, administradora hospitalar, de Santo André

Ronald Scapin, 29, programador, de São Paulo

REGRAS – Foram escolhidos 12 participantes da população, dentre 160 pré-selecionados, a partir de 10 mil inscrições. Os participantes dos debates ficarão isolados em um hotel, de segunda a sexta-feira (8 a 12/11), de onde seguirão para o teatro. Nesta arena, serão divididos em dois grupos de seis pessoas.

Cada grupo deverá defender um ponto de vista do tema proposto e os desempenhos individuais serão avaliados. Após as discussões, ao final de cada episódio, dois participantes – sendo um membro de cada grupo – serão eliminados pelos jurados convidados e pelo mediador.

No último episódio sobrarão três finalistas, sendo dois escolhidos pelos jurados e pelo apresentador e o terceiro pelo público, durante a repescagem.

O vencedor da primeira temporada será escolhido após o debate final e terá o nome anunciado pelo mediador, sendo premiado com uma viagem de imersão a Brasília, com todas as despesas pagas, e um curso de Comunicação Digital, um troféu em reconhecimento ao seu bom desempenho e vocação para a política.

Confira a programação de quinta e sexta:

Na quinta (11/11) o tema será ‘Descriminalização do Aborto, liberdade total ou apenas em casos excepcionais?’, com os jurados deputado federal Marcelo Freixo (PSB-RJ) e a deputada estadual Isa Penna (PSOL-SP).

Na sexta (12/11) será debatido o tema ‘Vacinas podem ser obrigatórias? Liberdade individual x saúde coletiva’, com o ex-governador Geraldo Alckmin e o ex-ministro Ciro Gomes como jurados.

Compartilhe
compartilhamentos: