Publicado 22 de novembro de 2022 15:43. última modificação 22 de novembro de 2022 15:47.

OUVIR
Notícias

Casagrande, Pedro Campos, Eliene Liberato e Max Russi: pessebistas que abrilhantaram a Cop 27

Políticos do partido participaram de vários fóruns e realizaram reuniões com autoridades internacionais sobre o impacto ambiental brasileiro 

A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 27), realizada na cidade de Sharm El-Sheikh, no Egito, entre os dias 6 e 18 de novembro, terminou com um acordo sobre perdas e danos sofridos por países mais vulneráveis com a criação de um fundo de compensação. No entanto, detalhes de quem serão os países contribuintes e o estabelecimento de metas mais rígidas ficou para a Cop 28, que será em Dubai. 

Vários políticos do PSB compareceram ao evento e participaram de reuniões e fóruns em que se discutiu o futuro do clima no mundo. O governador reeleito do Espírito Santo, Renato Casagrande, que preside o Consórcio Brasil Verde e coordena a coalizão Governadores Pelo Clima, além de muitas reuniões na agenda também participou do painel “De Glasgow a Sharm El-Sheikh: avanços na campanha Race to Zero e novos investimentos”. O governador encerrou sua participação com um encontro com o presidente Lula, juntamente com os governadores do Consórcio Interestadual Amazônia Legal.

O deputado federal por Pernambuco, Pedro Campos, reuniu-se com parlamentares e populares de todo o mundo para discussão de como as mudanças climáticas atingem a vida das pessoas e como é possível atuar na redução do desmatamento no Brasil e na plena recuperação da Amazônia.  Em um painel do evento, Pedro discorreu sobre como o nordeste brasileiro está preparado para ser um exemplo na transição energética do petróleo e do gás para energias limpas. 

A prefeita da cidade de Cáceres, Mato Grosso, Eliene Liberato, também esteve no evento e representou as mulheres que lutam pela preservação no Brasil. Prefeita de uma cidade pantaneira, Eliene participou do painel “Mulheres no Poder – construindo soluções para a crise climática”, no penúltimo dia da conferência. A prefeita preparou para a ocasião um rico material audiovisual que detalha as agressões que o clima vem sofrendo no estado, com as queimadas. Ela e as demais mulheres que participaram do painel foram recebidas pelo embaixador do Egito, Antonio Patriota. 

O deputado estadual pelo Mato Grosso, Max Russi, esteve na abertura da COP 27, e participou de fóruns que discutiram o financiamento climático e a importância da cooperação internacional. Outros temas econômicos pleiteados pelo parlamentar são o Fundo de Aval Garantidor para os indígenas e a Estadualização da BR 163/364. Para ele, Mato Grosso é um estado preparado, autossuficiente e apto a receber investimentos nessa linha. Ele esteve em outro painel que debateu a prevenção e o combate ao desmatamento e queimadas.

Compartilhe
compartilhamentos: