Carta do Presidente

Educação na Prática

* Márcio França

Quando temos uma geração ameaçada pelas consequências da interrupção das aulas pela pandemia, focar na educação passa a ser uma das maiores responsabilidades para com o futuro do País.

Não adianta o argumento de que parcela da população jovem conseguiu aprender por videoaulas, se sabemos que a maior parte não tem como pagar pacotes de internet para viabilizar o ensino virtual.

O dano aos jovens já está posto. Na verdade, acumulou-se às históricas deficiências do ensino perpetradas pela falta de um comprometimento contínuo do estado brasileiro com a Educação.
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) e sua Fundação João Mangabeira reforçam sua importância neste momento difícil para nossos jovens. Afinal, está na gênese deste partido, que agora comemora 74 anos de fundação, a preocupação com a formação das novas gerações, tanto nos aspectos político, pedagógico, como institucional.

Este espírito renovador do PSB vem sendo praticado pelo presidente Carlos Siqueira, ao promover a Autorreforma, com amplo debate e pluralidade por receber contribuições até de outras agremiações partidárias.

Assim, a Educação é polo fundamental na missão do PSB, que tem provado esta preocupação em projetos práticos aplicados em seus governos, seja nos estados, nas prefeituras, além das inúmeras iniciativas nos parlamentos brasileiros.

Nesse sentido, a Fundação João Mangabeira, além de forjar novas gerações de líderes, prepara projetos de educação, como sua faculdade de Tecnologia e Gestão Pública, uma realidade da Faculdade Miguel Arraes, justamente para contribuir no enfrentamento deste déficit que se acentua neste momento da vida nacional.

Na mesma linha, a Fundação João Mangabeira firmou parceria com a instituição ‘Todos pela Educação’ para ministrar curso para prefeitos e secretários municipais de Educação em todo o Brasil, destinado a incentivar e promover a melhora da qualidade na formação da rede pública de educação básica, além de garantir a volta segura às aulas no pós-pandemia.

Isto é, não estamos somente falando que a educação precisa melhorar. Estamos realmente mostrando isso, fazendo a nossa parte e contribuindo com práticas efetivas. Este é o papel de um partido comprometido com o futuro do Brasil. Assim faz o PSB e sua Fundação João Mangabeira.

Por isso, tenho orgulho de ter construído toda a minha vida pública como filiado ao PSB. Vamos em frente!

*O presidente da Fundação João Mangabeira e ex-governador de São Paulo, Márcio França, foi também vereador, prefeito de São Vicente e deputado federal. Pode, na sua trajetória, colocar em prática projetos de inclusão e educação aos jovens.