Publicado 12 de setembro de 2022 19:17. última modificação 12 de setembro de 2022 19:18.

OUVIR
Notícias

Candidaturas socialistas concluem projeto da Fundação João Mangabeira sobre impactos da insegurança emocional nas Eleições 2022

Curso de Márcia Papa abrangeu todos os segmentos do PSB durante agosto a setembro, e as aulas estão disponíveis no Youtube

As pautas emocionais dominaram os noticiários e as mídias digitais nos últimos anos. Diante desta discussão e da chegada das eleições, em outubro, a Fundação João Mangabeira (FJM) lançou, de 8 de agosto a 2 de setembro, o projeto “Jornada Plena do Voto”, voltado a candidatas e candidatos do Partido Socialista Brasileiro (PSB). O objetivo do curso virtual foi estimular a organização interior, a motivação e o controle emocional no embate político-eleitoral.

Durante quatro semanas, os encontros movimentaram as cinco regiões do país, totalizando 91 inscrições de candidatos socialistas. Ao todo, foram 33 inscrições no Sudeste, 19 no Nordeste, 19 no Centro-Oeste, 12 no Norte e oito no Sul do país. Márcia Papa, especialista em Desenvolvimento Pessoal, com formação em Psicologia Positiva e Inteligência Emocional, ministrou as aulas no período.

“O grande objetivo trabalhado durante os encontros foi maximizar o nível de segurança emocional. Os participantes demonstraram, ao final da mentoria, confiança e motivação suficiente para construírem uma trajetória política, que mesmo sendo muito desafiadora e complexa, encontrou relevância absoluta com a luta e a bandeira de cada um”, explicou Márcia.

A cada dia, a insegurança emocional atinge milhões de brasileiros por uma série de fatores sociais, culturais e pessoais e o mesmo vale aos futuros representantes políticos estaduais e nacionais. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil foi eleito o país mais ansioso do mundo e um dos líderes em casos de depressão, em 2019. Numa posição de tomada de decisão, seja numa Assembleia Legislativa ou no Congresso Nacional, é necessário uma preparação ideal para controlar as expectativas políticas e sociais, a fim de barrar as incertezas e desconfianças que afligem os próprios representantes da população, principalmente, neste período eleitoral.

Dessa forma, os encontros semanais, com cerca de uma hora, abrangeram as temáticas ‘Poder Pessoal, Autenticidade e Posicionamento’, ‘Energia e Gestão do Tempo’, ‘A arte de liderar’ e ‘Foco na Jornada’. As candidatas e os candidatos vivenciaram uma transformação pessoal por meio de ferramentas e conceitos de reconhecimento, alimentação, atitudes, liderança, responsabilidade, autoestima, fragilidade e resiliência, entre outros.

“Foi uma experiência muito rica e especial. Apesar das agendas superlotadas de todos, quem participou relatou imensa satisfação com o conteúdo e as ferramentas disponibilizadas para, da melhor forma, lidar com as incertezas e expectativas que a campanha eleitoral traz. Gostaria de parabenizar, mais uma vez, a Fundação João Mangabeira e o PSB por essa ação tão importante, corajosa e inovadora.”, finalizou a psicóloga.

A FJM concluiu o projeto com êxito e com a satisfação de, mais uma vez, contribuir com os ciclos de estudos, cursos, simpósios, conferências e seminários para a formação política dos socialistas e, claro, dos cidadãos. E para celebrar a finalização do projeto, as aulas ministradas por Márcia Papa já estão disponíveis no canal do Youtube para todos, gratuitamente, como forma de promover a acessibilidade ao conteúdo, tanto as candidatas e os candidatos que não puderam participar, quanto ao público de modo geral. Afinal, o autocuidado e o desenvolvimento pessoal é um tema importante para todas as pessoas.

Compartilhe
compartilhamentos: