Publicado 12 de abril de 2021 09:17. última modificação 12 de abril de 2021 09:20.

OUVIR
Notícias

Autorreforma em debate no 1º Encontro do Clube do Livro do PSB

Com um debate entre as lideranças e membros dos segmentos do partido sobre o livro 4 da Autorreforma que foi realizado o 1º Encontro do Clube do Livro do PSB (Imagem: Reprodução/Instagram)

Com um debate entre as lideranças e membros dos segmentos do partido sobre o “Eixo Temático V – Socialismo Criativo, Democracia e o Partido que Queremos” do Livro 4 da Autorreforma do PSB que foi realizado o 1º Encontro do Clube do Livro do Partido Socialista Brasileiro (PSB) na manhã deste sábado (10). O evento foi realizado pela Fundação João Mangabeira (FJM) em parceria com a Juventude Socialista Brasileira (JSB).

Leia também: Uma revolução brasileira a partir da realidade e do potencial do país

Com a presença do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, o encontro virtual contou, também, com a participação do presidente nacional da Juventude Socialista, Tony Sechi; da secretária nacional de Mulheres do PSB, Dora Pires; da Secretária nacional da Negritude Socialista do Brasil (NSB), Valneide Nascimento; da secretária nacional do segmento LGBT Socialista do PSB, Tathiane Araújo, do presidente do PSB-DF, Rodrigo Dias e outros mais.

Autorreforma e o combate às desigualdades

Abrindo a discursão, a secretária-geral da União Nacional dos Estudantes Secundarista (Ubes), Juliene Silva (PSB-RJ) afirmou que que a Autorreforma do PSB se faz necessária em um país marcado pela desigualdade social e o uso desenfreado dos recursos naturais. “O livro é um molde para o socialismo e para a sociedade que queremos para o nosso Brasil”, disse.

Juliene também discursou sobre a exploração do capitalismo aos trabalhadores, onde declara que a vida do brasileiro não se resume a “trabalhar para viver e viver para trabalhar”. A socialista também cita o ineditismo do PSB ao propor a felicidade como um direito básico da sociedade. “Precisamos de um país onde a utopia da felicidade exista”, conclui.

Na mesma linha, o presidente estadual do PSB no Distrito Federal, Rodrigo Dias, declarou que a proposta de ruptura ao capitalismo criativo urge da necessidade da acabar com um sistema socioeconômico que usa da inovação tecnológica para expandir as desigualdades econômicas.

Enquanto o capitalismo explora, o socialismo criativo preza pelo uso da inovação e da tecnologia para o bem-estar social e da garantia da dignidade humana”, declara.

Programas sociais

Discursando sobre as diversas medidas positivas implementadas por governos anteriores, em especial os petistas dos ex-presidentes Lula e Dilma, como o Sistema Único de Saúde (SUS), o seguro-desemprego, a aposentadoria ao trabalhador rural, o Bolsa Família e o Água para todos, Siqueira afirmou que é necessário a manutenção destes programas sociais para torná-los ainda mais eficazes.

A proposta da Autorreforma é para o hoje, é para o amanhã, mas sem esquecer do que temos e vivemos.
Carlos Siqueira

Durante o encontro virtual, o presidente do PSB, Carlos Siqueira anunciou, também, o início da construção do quinto e último livro da Autorreforma do partido.

Já a Diretora de Projetos da Fundação João Mangabeira (FJM), Amanda Sobreira, defendeu que a Autorreforma deve romper com os paradigmas estabelecidos pelas gestões anteriores, dado o insucesso do governo da esquerda de não conseguir resolver todos os problemas socioeconômicos enfrentados pelos brasileiros, declarando que o país “necessita de uma resposta aos problemas complexos acumulados”. “A Autorreforma vem para responder essas questões”, finaliza.

O futuro do país

Para Sechi, a oportunidade de reunir a juventude militante e os líderes do partido é além de uma iniciativa de estimulo a leitura. “A Autorreforma é mais que um livro. É um ideal para a sociedade brasileira. Propor uma discursão sobre a série de teses é estimular que o futuro da sociedades, os jovens, conheçam e participem da formulação do país que queremos”, disse.

A fala entra em consonância com a fala do membro da JSB de Sant’Ana do Livramento (RS), Rodolfo Gustinelli, que acredita que debater entre a juventude é “ouvir as novas vozes da sociedade, que assumirão, no futuro, as lideranças de segmentos e do partido”.

Serviço
Realizado quinzenalmente, o grupo voltará a se reunir no dia 23 de abril para debater o livro “O sentido perdido da revolução“, do presidente do Instituto Pensar, Domingos Leonelli. Para interessados em ingressar no clube do livro, basta clicar aqui e se inscrever.

Fonte: Portal Socialismo Criativo

Compartilhe
compartilhamentos: