Publicado 6 de agosto de 2020 18:47. última modificação 6 de agosto de 2020 18:47.

OUVIR
Notícias

Aos 73 anos, PSB faz autorreforma inédita na sua história

Foto: Humberto Pradera

Numa democracia, o partido político é o elemento catalisador por meio do qual a opinião pública se organiza para se manifestar e se impor. É o partido o agente motor da necessária reorganização social para a implantação de um projeto progressista.

As ideias são do jurista Hermes Lima, um dos fundadores do Partido Socialista Brasileiro que, nesta quinta-feira (6), completa 73 anos, e estão publicadas na sua obra “Ideias e Figuras”, de 1957.

No livro, Hermes Lima discorre com profundidade sobre o papel de um partido político e a sua relação com o povo.

“A função do partido é organizar, dirigir, optar. O partido não deve substituir-se ao povo. Todavia é mister não perder o partido a iniciativa das medidas mais apropriadas a alcançar-se o bem-estar do povo. Porque povo e partido se hão de completar, como se num polo estivesse a energia criadora e noutro, o conhecimento indispensável à execução das tarefas e à obtenção dos resultados previstos”, afirma.

Para o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, as ideias de fundadores como Hermes Lima, João Mangabeira, Antônio Cândido e tantos outros, inspiram os partidários de hoje a manter o partido coerente com seus princípios originais, mas também os estimulam a recriar a prática política, a inovar.

“Os nossos predecessores foram muito criativos ao ligarem socialismo e liberdade, quando isso parecia uma heresia. Vemos que eles estavam muito à frente de seu tempo, hoje são atualíssimos”, afirma.

A mesma ousadia daqueles socialistas levou o PSB a, diante da profunda crise do sistema político atual, se lançar num processo de autocrítica, aberto a todos os filiados e a setores da sociedade, com o objetivo de promover uma autorreforma e propor um projeto nacional de desenvolvimento para o país.

Ao final do processo, serão aprovados um novo manifesto e programa partidário. O documento-base apresentado em novembro de 2019 está sob consulta pública desde então, e traz um diagnóstico da crise política e propostas inovadoras para o Brasil.

Nesta quarta-feira (5), foi lançado o livro 3, atualizado com propostas enviadas por socialistas de todo o país. O documento está acessível no hotsite www.autorreformadopsb.com.br, juntamente com os documentos anteriores e os textos de autores consultados.

A autorreforma, uma iniciativa inédita na história do partido, revela a “inconformidade aguda” e a consequente “inquietação de consciência” dos socialistas, nas palavras de Carlos Siqueira em artigo comemorativo aos 70 anos do PSB, publicado no jornal Folha de S. Paulo, em 2017.

“O socialismo, como ideologia e prática, corresponde à expectativa humanista de justiça social que fundamenta uma inconformidade aguda e, consequentemente, uma inquietação de consciência que anima homens e mulheres a enfrentarem a luta política em nome de uma obra de civilização.”

Compartilhe
compartilhamentos: