Publicado 29 de abril de 2022 12:33. última modificação 29 de abril de 2022 12:33.

OUVIR
Notícias

Abertura do XV Congresso Nacional do PSB conta com presidente da FJM, Márcio França, Lula, Alckmin e das maiores lideranças nacionais do partido do país

Um auditório lotado de militantes que não pararam de cantar e ovacionar as lideranças do PSB Nacional. Assim foi a abertura do XV Congresso Constituinte da Autorreforma, ocorrida na noite desta quinta-feira (28), em Brasília, e vai até sábado (30). O ato político-cultural em homenagem aos 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922 teve música clássica e o hino nacional no piano e interpretado pela soprano Janete Dornelas, e a relevante fala do escritor, poeta e agitador cultural, Antônio Carlos Queiroz.

O evento contou com o presidente da Fundação João Mangabeira (FJM), Márcio França, e reuniu as principais lideranças políticas pessebistas de todo país, em um encontro que teve, ainda, a presença do ex-presidente e pré-candidato à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do ex-governador de São Paulo e vice na chapa, Geraldo Alckmino; do presidente do PSB Nacional, Carlos Siqueira; da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, além dos governadores socialistas Carlos Brandão (Maranhão), João Azevêdo (Paraíba), Paulo Câmara (Pernambuco) e Renato Casagrande (Espírito Santo).

Também participaram do ato o prefeito do Recife, João Campos; o líder do PSB na Câmara, Bira do Pindaré; o líder do PT na Câmara, Reginaldo Lopes; o ex-governador do Maranhão, Flávio Dino; os deputados federais Alessandro Molon, Marcelo Freixo, Tábata Amaral, Lídice da Mata, entre outros.

Carlos Siqueira abriu os discursos falando da importância do PSB na realização da autorreforma e como o ato faz com que o partido se abra para o novo e promova uma verdadeira revolução social no país. “Precisamos fazer uma revolução na política brasileira e só mudando internamente o partido para mudarmos o Brasil”, declarou. Em outro momento, o presidente nacional do PSB falou sobre a militância e na democratização do partido, “para que aqueles que ingressem nele possam se sentir partes integrantes de algo maior”.

Citando alguns assuntos importantes da autorreforma, Siqueira falou sobre a importância da promoção da quarta revolução industrial, que vai levar o Brasil a outro patamar econômico mundial, no qual passará de exportador só de matéria-prima para produtor do produto final, que hoje temos que importar porque não somos capazes de produzir. Sobre o atual governo e as últimas eleições presidenciais, Carlos Siqueira disse que erros levaram à eleição de Bolsonaro e é preciso assumir esses erros e consertar, voltar a conectar com o povo e seus anseios.

João Campos falou pelos prefeitos do PSB do Brasil, e reforçou a importância de, mesmo derrotados algumas vezes, estarem lutando do lado certo. Ele ainda ressaltou a importância da educação básica como premissa para mudar a situação do país e na organização para fortalecer as instâncias partidárias, fortalecendo, assim, partidos que realmente desejam mudanças. “O PSB ainda tem muito o que fazer pelo Brasil. Nesse momento, demos um passo largo com a autorreforma. Tudo na vida precisa ser renovado, modernizado, e não vamos correr da nossa responsabilidade e quando perguntarem de que lado estávamos, nesse difícil momento do Brasil, poderemos dizer que sempre estivemos ao lado do povo”, concluiu.

Geraldo Alckmin falou sobre a alegria de fazer parte do PSB e como mudar internamente é necessário para a modernização do partido e do jeito de fazer política, criticando o atual governo. “Eu fico feliz de estar em um partido que é capaz de fazer uma reforma interna para se modernizar, para evoluir a uma forma de melhor servir à população brasileira. Então estou feliz de estar aqui com vocês, para somar esforços, para me integrar a esse trabalho. O Brasil vive um momento triste, de sofrimento e morte da população. Mas enquanto o povo sofre, o atual governante do Brasil está fazendo passeio de moto, torrando o dinheiro público, com saudade da tortura. Então é pelo povo que nós temos o dever de lutar, temos o dever de vencer”, declarou. Ao final do seu discurso, o ex-governador leu um bilhete que recebeu de uma criança no avião, a caminho do evento, o qual dizia que ele e Lula são a esperança do Brasil, entusiasmando os presentes.

Lula discursou sobre a importância de vencer as eleições e do árduo trabalho que ele e Alckmin irão enfrentar para colocar o Brasil de volta aos trilhos do crescimento econômico, do emprego para o povo e da volta da dignidade aos cidadãos. “Nunca foi tão necessário ganhar uma eleição para restabelecer a nossa dignidade”, disse o ex-presidente. Sobre a pergunta que permeia a imprensa, de como seria possível a união dele com Alckmin em uma mesma chapa, Lula foi enfático ao afirmar que “isso se chama política, se chama maturidade e compromisso com esse país e com o povo brasileiro”.

Sobre a parceria com o PSB, Lula ressaltou que estava muito feliz em participar daquele momento histórico para o partido e que sempre contou com a ajuda da militância do PSB em suas campanhas. Já em relação à eleição de outubro, ele afirmou que será uma guerra, sem armas, sem tiros ou violência, mas, sim, uma guerra do respeito e da dignidade e que no final as famílias passarão a ter valor. “Vamos trabalhar muito para que quando acabar esse mandato a gente possa olhar na cara de cada brasileiro e dizer que valeu a pena ganhar as eleições e resolver os problemas desse país”, finalizou.

A programação do XV Congresso do PSB para os próximos dias são:

29/4 – Sexta
8h30 às 12h30 | Instalação dos seis Grupos Temáticos.

Eixo Temático I – Reforma do Estado
Coordenador do Grupo de Trabalho: Domingos Leonelli.
Secretário do Grupo de Trabalho: James Lewis.
Relator do Grupo de Trabalho: Rafael Carneiro.

Eixo Temático II – Economia: Prosperidade, Igualdade e Sustentabilidade
Coordenador do Grupo de Trabalho: Sinoel Batista.
Secretário do Grupo de Trabalho: Alexandre Navarro.
Relatora do Grupo de Trabalho: Tamara Ilinsky Crantschaninov.

Eixo Temático III – Desenvolvimento Sustentável e Economia Verde
Coordenador do Grupo de Trabalho: Paulo Bracarense.
Secretária do Grupo de Trabalho: Yara Gouveia.
Relatora do Grupo de Trabalho: Amanda Sobreira.

Eixo Temático IV – Políticas Sociais e Cidades Criativas
Coordenadora do Grupo de Trabalho: Raissa Rossiter.
Secretária do Grupo de Trabalho: Magda Oyo.
Relatora do Grupo de Trabalho: Adriana Silva.

Eixo Temático V – Socialismo Criativo, Democracia e o Partido que Queremos
Coordenadora do Grupo de Trabalho: Mari Trindade.
Secretária do Grupo de Trabalho: Fernanda Regis Cavicciolli.
Relatora do Grupo de Trabalho: Juliene Silva.

Discussão de Análise de Conjuntura e as Eleições 2022
Coordenador do Grupo de Trabalho: Carlos Siqueira.
Secretário do Grupo de Trabalho: Antonio Poli Navega.
Relator do Grupo de Trabalho: Marcelo Peron.

12h | Almoço.

14h às 18h | Continuidade dos trabalhos dos seis Grupos Temáticos.

20h | Aula-show sobre a Semana de Arte Moderna com o escritor, poeta e agitador cultural ACQ – Antônio Carlos Queiroz.

30/4 – sábado
8h30 | Instalação da Sessão Plenária do Congresso Constituinte da Autorreforma do PSB e apresentação dos relatórios dos Grupos Temáticos para deliberação da Plenária.

12h30 | Almoço.

14h | Sessão de encerramento e eleição do Diretório Nacional.

16h | Reunião do novo Diretório Nacional para eleição da Comissão Executiva Nacional.

Compartilhe
compartilhamentos: