Publicado 4 de julho de 2015 10:58. última modificação 4 de julho de 2015 10:58.

OUVIR
Notícias

Diálogo Brasil no Nordeste busca conter desigualdade regional

dialogo4Diálogo Brasil mostra caminhos para conter a desigualdade regional no país

Os nordestinos compareceram em bom número, lotaram o auditório e mais de duas mil pessoas se conectaram ao site www.tvjoaomangabeira.org.br para participarem do quarto seminário “Diálogo Brasil: Reflexões sobre a crise e os Caminhos Democráticos”, realizado em Recife, Pernambuco. Promovido pelas fundações João Mangabeira, Astrojildo Pereira, Verde Herbert Daniel e as Direções Nacionais do PSB, PPS e PV, o encontro reuniu lideranças de todo o país, militantes, acadêmicos e membros da sociedade para debater a crise pela qual passa o Brasil, apontar caminhos para enfrenta-la e discutir o desenvolvimento regional.

“Aqui, em encontros como esse, construiremos uma alternativa para esse momento difícil no Brasil. Uma alternativa também para os próximos anos, além da crise”, explica Renato Casagrande, presidente da Fundação João Mangabeira. Segundo a palestrante do Seminário, Tânia Bacelar – economista e professora da UFPE -, o país já atravessou crises piores e tem todas as condições de superar a atual. “Para começar, o que precisamos fazer e já faz a Fundação João Mangabeira é enxergar o momento e discutir os próximos passos”, disse. “Sendo assim, o Brasil precisa superar a crise política e a crise econômica. Como investimento em infraestrutura, na indústria, na manutenção da trajetória de luta contra as desigualdades sociais, com dois tipos de política olhando para regiões, em escala macro e escala sub-regional”.

Nos últimos anos, o Nordeste cresceu, economicamente, mais do que o Brasil. Mesmo assim, a diferença entre a região com o sul e o sudeste do país ainda é grande. Por isso, Jair Amaral, economista e professor da Universidade Federal do Ceará, destacou a importância de incluir o norte e o nordeste brasileiros na pauta de desenvolvimento regional e econômico do país. “É essencial oferecer mais protagonismo para estados e municípios; e mais ativismo no desenvolvimentismo por parte do governo federal em relação ao nordeste”. Carlos Siqueira, presidente do PSB, destacou que é hora de começar a escrever um novo capítulo de desenvolvimento para o nosso país. “Precisamos juntar as pessoas bem intencionadas para consolidar um novo modelo de governança para o Brasil.

O que está aí não deu certo. Vamos realizar as conferências políticas em todo o país e adicionar as propostas deste diálogo com a sociedade brasileira para propor uma alternativa de desenvolvimento sustentável e equilibrado para o povo brasileiro”, disse Carlos Siqueira. Estiveram presentes no evento: Renata Campos; Carlos Siqueira, presidente nacional do PSB; Renato Casagrande, presidente da FJM; Beto Albuquerque, Vice-presidente da Executiva Nacional do PSB; Paulo Câmara, governador de Pernambuco; Geraldo Júlio, prefeito de Recife; Antônio Carlos Valadares, senador de Sergipe; Fernando Bezerra, senador de Pernambuco; Marta Suplicy, senadora de São Paulo; deputados federais, deputados estaduais, prefeitos e vereadores, Tânia Bacelar, ex-secretária de Fazenda de Pernambuco, economista e professora da UFPE; Jair Amaral, economista e professor da UFC; Maurício Hands, escritor, advogado e ex-deputado federal; e o economista, diretor da Fundação Getúlio Vargas, Carlos Augusto Costa, secretários, autoridades e dezenas de representantes da sociedade civil de diversos estados nordestinos.

Compartilhe
compartilhamentos: