Publicado 21 de agosto de 2015 16:34. última modificação 21 de agosto de 2015 16:34.

OUVIR
Notícias

30 Anos de Democracia em Revista na FJM

convite

Em 1985, depois de vinte anos vivendo em regime de exceção – imposto ao país por uma ditadura militar – e sem liberdade de expressão, os brasileiros desafiaram o autoritarismo para reconstruir as instituições públicas e consolidar uma democracia moderna. Os 30 anos de redemocratização do Brasil é o tema da “Revista Politika”, periódico semestral organizado pela Fundação João Mangabeira (FJM) com a colaboração da escola alemã Humboldt-Viadrina Governance Platform.

Neste segundo número, um time com onze articulistas escrevem sobre democracia, economia, política social, questões agrárias, informação e sociedade, com o objetivo de esclarecer ao leitor os percalços e conquistas do período democrático mais longo da história do país. A revista Politika será apresentada na próxima terça-feira (25), às 19 horas, na sede da Fundação João Mangabeira que também inaugura um novo espaço para eventos políticos e culturais, em Brasília, expondo a “Coleção Memória” e apresentando as publicações da FJM em 2015.

“Nosso objetivo com essa publicação é tentar compreender o que aconteceu nas últimas três décadas até a atualidade. Nesta edição, reunimos entrevistas e análises de autores nacionais e estrangeiros que examinam de maneira bem fundamentada essa caminhada de lutas e de conquistas que nos permite seguir construindo um novo Brasil”, vislumbra Renato Casagrande, presidente da FJM e ex-governador do Espírito Santo.

Nesta edição além de brasileiros e europeus, a revista Politika traz também as contribuições da pesquisadora queniana, Varyanne Sika. A pesquisadora trabalha no iHub Research, em Nairób e apoia a missão global do iHub através da descoberta de usos e abordagens à tecnologia na África. O presidente do Partido Socialista Brasileiro, Carlos Siqueira traça uma visão panorâmica de trinta anos de democracia no Brasil lembra as importantes políticas sociais de Estado garantidas na constituição brasileira como o Sistema Único de Saúde e a aposentadoria rural. Siqueira critica as políticas sociais clientelistas do governo do PT, criadas com o objetivo de se perpetuar no poder sem ganhos estruturantes para a nação.

A revista traz também contribuições do professor do Instituto de Economia da UFRJ, José Luis Oreiro que fala do tripé macroeconômico ao fracasso da nova matriz. A professora Lena Lavina aborda a financeirização da política social. Para ela, a expansão do crédito aqueceu a demanda doméstica, mas gerou forte endividamento familiar e aumentou a vulnerabilidade das classes populares, contribuindo para tornar mais precário e sistema de proteção social no Brasil.

Para expor a questão agrária, o sociólogo Zander Navarro, professor aposentado da universidade federal do Rio Grande do Sul, analisa algumas das principais facetas que relacionamos processo de democratização pós-Constituinte e a vida social e econômico nas regiões rurais do Brasil. Carlos Vainer, professor da UFRJ, aborda a questão urbana da cidade totalitária à cidade neoliberal com trinta anos de reforma e de contrarreforma urbana brasileira.

A revista Politika ainda conta com excelentes artigos e contribuições do pesquisador titular em ciências humanas da Fundação Casa de Rui Barbosa, Júlio Aurélio Vianna Lopes; do economista, cientista social e editor da editoria Contraponto, César Benjamin; dos alemães Rudiger Schwarz e Manfred Nitsch, professor de economia na universidade Livre de Berlim e professor emérito do Instituto Latino-Americano. Politika será enviada às principais bibliotecas de universidades públicas e privadas do país e também poderá ser lida no site da Fundação João Mangabeira. Toda a cerimônia de lançamento terá transmissão ao vivo no site www.tvjoaomangabeira.org.br

Serviço: Lançamento da revista Politika
Local: Fundação João Mangabeira, SHIS Qi 05, conj.02 casa 02
Brasília – DF
Horário: 19 horas
Informações: Handerson Siqueira, assessor de Comunicação da FJM
handerson.siqueira@fjmangabeira.org.br 61 96673571 61 33654099

Compartilhe
compartilhamentos: